Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorSilva, Fábio Dantas de Souza-
dc.creatorSilva, Fábio Dantas de Souza-
dc.date.accessioned2013-05-16T19:03:35Z-
dc.date.available2013-05-16T19:03:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11048-
dc.description165 f.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no debate sobre Educação do Campo. Este tem como objeto de análise a realização do Curso Pedagogia da Terra, realizado em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia- UNEB e os movimentos sociais do campo através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. O trabalho tem como unidade de análise somente a turma composta pelos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, realizada no Departamento de Educação, Campus X – Teixeira de Freitas. Como problema norteador da pesquisa, temos a seguinte pergunta: O Curso Pedagogia da Terra PRONERA/UNEB tem possibilitado a implementação de novas práticas educativas aos educandos/educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e aos professores da UNEB inseridos no Projeto, na perspectiva da Educação do Campo? Para responder a essa questão adotou-se uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, por entender que esta abordagem possibilita o contato direto com o objeto investigado e sua complexidade e permite a multiplicidade dos dados a ser coletados, como também a participação direta dos sujeitos envolvidos. O trabalho se configura como um Estudo de Caso e os instrumentos definidos para pesquisa foram: a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Portanto, é um estudo que analisa o processo de formação de educadores do Campo através do Curso Pedagogia da Terra, mais especificamente de educadores vinculados ao MST.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrapt_BR
dc.subjectPedagogia da terrapt_BR
dc.subjectLand pedagogypt_BR
dc.subjectCountry side educationpt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePedagogia da terra: um encontro de saberes, vivências e práticas educativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Fabio Silva_seg.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.