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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Luckesi, Cipriano Carlos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Washington Carlos Ferreira | - |
dc.creator | Oliveira, Washington Carlos Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:23:32Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10975 | - |
dc.description | 158 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da caracterização da ludicidade, da conceituação de cidadania/direitos humanos e da definição de autoconhecimento, cuja prática articulada conduz à ludicidadania, a pesquisa investigou de que maneira a relação entre elas teve ou tem importância na história de vida e na formação de professores e como isso repercute no processo pedagógico. Tomando como referência a etnopesquisa crítica, a metodologia qualitativa serviu-se da entrevista individual como instrumento de uma instância específica, ao mesmo tempo compreendendo-a inserida numa totalidade. O roteiro de entrevista semi-aberta foi valorizado pela diversidade e profundidade dos depoimentos de dez professoras, de duas escolas, que permitiram o registro de suas lembranças, reflexões, crenças, incertezas e sínteses. Não houve caráter valorativo ou comparativo nas possibilidades de respostas, nem intenção de julgar, avaliar, ou orientar a prática específica das entrevistadas. A confrontação das experiências vividas pelas professoras com o referencial teórico articulado pelo autor intentou desvelar as possíveis linguagens (explícitas ou não) contidas nas falas das entrevistadas, assumidamente, a partir da ótica e da interpretação do pesquisador. A análise dos dados buscou compreender a percepção do professor sobre as possíveis relações entre atividade lúdica, trabalho, cidadania, direitos humanos, preconceito, autoconhecimento e papel do educador; foi uma investigação a partir das brincadeiras na própria história do educador. Numa pesquisa qualitativa, verificou-se como a ludicidadania pode ser um recurso suporte para viabilizar uma prática educativa singular e plural, que permita a cada indivíduo, ou grupo, assumir ou ressignificar sua identidade singular e, ao mesmo tempo, reconhecer as possibilidades de convivência solidária entre as diferenças existentes na pluralidade ? tendo como pano de fundo a essencialidade do espaço/tempo para expressão da autoridade interna de cada ser. Foram quatro as principais considerações que brotaram como produtos temporários desta pesquisa brincante: 1) O principal eixo condutor da prática educativa está ancorado na visão de mundo predominante no educador - muito mais que as técnicas e instrumentos utilizados durante sua formação acadêmica; 2) A ludicidadania pode ser um recurso adequado para colaborar na explicitação dessa visão de mundo predominante no indivíduo; 3) A ludicidadania constitui uma forma integrada de educar ludicamente, o que implica autoconhecimento e aprendizagem vivenciada, cotidianamente, de direitos humanos e cidadania; 4) Identificando o grau de percepção de ludicidadania na história de vida do educador, é possível destacar os aspectos mais favoráveis e as lacunas a serem convividas. A dissimulação do preconceito racial contra os negros emergiu como elemento indispensável para ser considerado no processo educacional brasileiro. Propondo a superação da visão que o lúdico se opõe ao trabalho, os resultados encontrados englobam limites e potencialidades das práticas lúdicas na educação, onde professor e estudante podem aprender a se autoconhecer e a conviver consigo, com o outro e com a natureza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ludopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Ludicity | pt_BR |
dc.subject | rofessor ́s life history | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Background of professors | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | História de vida docente | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Self-knowledge | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e educadores: ludicidade, cidadania e autoconhecimento na história de vida de educadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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