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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mirella Márcia Longo Vieira-
dc.contributor.authorNascimento, Fabio Serra-
dc.creatorNascimento, Fabio Serra-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:16:21Z-
dc.date.available2013-05-16T17:16:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10972-
dc.description110f.pt_BR
dc.description.abstractNa presente dissertação, buscamos situar as letras de Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, compositor de músicas divulgadas através dos meios de comunicação de massa em relação à tradição poética brasileira. Pretendemos buscar uma caracterização do poeta, a partir da reconstituição de seu diálogo com o momento histórico no qual se inscreve, ou seja, o espaço urbano brasileiro dos anos 80. Através da análise de textos do compositor comprovamos seu diálogo com outros textos de autores contemporâneos e que integram a tradição literária. Em comum com seus contemporâneos, Cazuza tem a temática urbana, a vivencia de uma época que se buscou expressar em letra de música. No entanto, sua produção tem características que a colocam em um lugar próprio. Na organização dos capítulos que compõem essa dissertação, dispomos, primeiramente, de uma visão analítica dos anos 80, seus representantes na música, literatura e de como manifestações artísticas anteriores inspiraram as renovações da década. Registramos a importância de alguns nomes que influenciaram o trabalho do compositor, assim como, constatamos a influencia de Cazuza e a repercussão de sua obra para seus contemporâneos e mesmo na atualidade, com a reedição de suas músicas e a transposição de sua biografia para as telas. Em um segundo momento, ressaltamos a singularidade da obra do compositor, representante da chamada geração rocker. Com sua originalidade e riqueza poética, Cazuza aliava uma bagagem repleta de tradição à marca da rebeldia de sua geração. No terceiro capítulo, dedicamo-nos a analisar a concepção de amor nas letras do poeta. A representação do sentimento amoroso, que ora se revela intenso e ora se mascara, é identificado pelas imagens utilizadas nas letras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBApt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica e literaturapt_BR
dc.subjectCazuzapt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectMusic and literaturept_BR
dc.subjectCriticism and interpretationpt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectMusical compositionpt_BR
dc.subjectBrazilian popular musicpt_BR
dc.subjectComparative literaturept_BR
dc.titleMentiras sinceras: um estudo sobre as letras de Cazuzapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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