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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Mirella Márcia Longo Vieira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Fabio Serra | - |
dc.creator | Nascimento, Fabio Serra | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:16:21Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10972 | - |
dc.description | 110f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na presente dissertação, buscamos situar as letras de Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, compositor de músicas divulgadas através dos meios de comunicação de massa em relação à tradição poética brasileira. Pretendemos buscar uma caracterização do poeta, a partir da reconstituição de seu diálogo com o momento histórico no qual se inscreve, ou seja, o espaço urbano brasileiro dos anos 80. Através da análise de textos do compositor comprovamos seu diálogo com outros textos de autores contemporâneos e que integram a tradição literária. Em comum com seus contemporâneos, Cazuza tem a temática urbana, a vivencia de uma época que se buscou expressar em letra de música. No entanto, sua produção tem características que a colocam em um lugar próprio. Na organização dos capítulos que compõem essa dissertação, dispomos, primeiramente, de uma visão analítica dos anos 80, seus representantes na música, literatura e de como manifestações artísticas anteriores inspiraram as renovações da década. Registramos a importância de alguns nomes que influenciaram o trabalho do compositor, assim como, constatamos a influencia de Cazuza e a repercussão de sua obra para seus contemporâneos e mesmo na atualidade, com a reedição de suas músicas e a transposição de sua biografia para as telas. Em um segundo momento, ressaltamos a singularidade da obra do compositor, representante da chamada geração rocker. Com sua originalidade e riqueza poética, Cazuza aliava uma bagagem repleta de tradição à marca da rebeldia de sua geração. No terceiro capítulo, dedicamo-nos a analisar a concepção de amor nas letras do poeta. A representação do sentimento amoroso, que ora se revela intenso e ora se mascara, é identificado pelas imagens utilizadas nas letras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject | Cazuza | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject | Music and literature | pt_BR |
dc.subject | Criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Poetics | pt_BR |
dc.subject | Musical composition | pt_BR |
dc.subject | Brazilian popular music | pt_BR |
dc.subject | Comparative literature | pt_BR |
dc.title | Mentiras sinceras: um estudo sobre as letras de Cazuza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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