Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Farias, Iara Rosa | - |
dc.contributor.author | Silva, Renato Izidoro da | - |
dc.creator | Silva, Renato Izidoro da | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T13:05:25Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T13:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10255 | - |
dc.description | 182f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como fim discutir as relações entre psicanálise e educação. Para tanto, na primeira etapa foi realizada uma revisão das considerações de Freud sobre a educação. O segundo passo consistiu em elaborar um panorama geral das interfaces entre psicanálise e educação no período pós-freudiano. Ainda referente a esta fase, foram desenroladas algumas problemáticas inerentes às aplicações e abordagens da psicanálise na educação, referentes ao trato do sujeito. Neste ponto a psicanálise aparece realizando um esforço de preencher o sujeito com a insígnia do conceito de castração. Em seguida, por força das próprias problemáticas, o trabalho delineia uma discussão acerca do sujeito do inconsciente em seu desejo na educação. Caminho que desemboca na contenta que diz da representação e constituição do mesmo sujeito pela literatura filosófica que embrenhou e construiu a educação moderna fundada no desejo dinamizada nos sonhos, devaneios e fantasias da filosofia moderna. Sobre isso, abordo como profícuas literaturas filosóficas representantes dos desejos educativos algumas passagens das obras de Kant e Hegel. Ambos são, antes de tudo, criadores e tecedores da teia imaginariamente simbólica da literatura filosófica que embriagou o sujeito de modernidade no campo da educação. Algo que para este trabalho consisti em uma maneira de abordar o sujeito do desejo inconsciente no contexto educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Realidades | pt_BR |
dc.subject | Devaneios | pt_BR |
dc.subject | Psicoanálisis | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Realidad | pt_BR |
dc.subject | Sujeto | pt_BR |
dc.subject | Devaneo | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.title | Psicanálise e educação: devaneios e realidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Renato Izidoro.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.