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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorCarmo, Edinaldo Medeiros-
dc.creatorCarmo, Edinaldo Medeiros-
dc.date.accessioned2013-04-30T16:13:45Z-
dc.date.available2013-04-30T16:13:45Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10167-
dc.description152 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada De ribeirinhos a sertanejos do semi-árido: a intervenção socioeducacional na trajetória dos atingidos por barragens, é um estudo sobre a trajetória dos reassentados, que tem como objetivos de um lado, analisar a constituição do processo histórico e a formação do Núcleo Fazenda Nova. De outro, compreender as relações estabelecidas entre os moradores e a organização sociocomunitária; e, ainda, avaliar a contribuição que o processo educacional, realizado durante a intervenção institucional, trouxe para a organização sociocomunitária dos reassentados. Trata-se de um trabalho que utilizou em suas análises os referenciais da teoria educacional e da teoria sociológica. A trajetória metodológica, na perspectiva dialética, buscou compreender a realidade em foco,considerando o sujeito como ser social e historicamente construído. Neste sentido, adotou-se a abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, pois as representações, os conflitos, os determinantes históricos, culturais, políticos e sociais não seguem graus de linearidade, mas aparecem inter-relacionados e caracterizados pelas especificidades dos diferentes contextos. Igualmente, foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. Para complementar as informações, utilizou-se também a análise documental. Os sujeitos do estudo foram 37 pessoas, distribuídas de acordo com a sua representação. A análise dos dados foi orientada pela técnica de Análise de Conteúdo, que, por meio da identificação dos núcleos de sentido encontrados nos conteúdos das entrevistas, permitiu definir as categorias de análise. Os resultados revelam que a constituição do Núcleo Fazenda Nova deu-se de forma arbitrária, desconsiderando o desejo dos reassentados de não serem transferidos para aquele local. Conseqüentemente, a participação dos reassentados em prol de melhores condições de vida por meio da organização sociocomunitária ainda não foi deflagrada. Com o processo de transferência ocorreu a fragmentação de sua identidade como ribeirinhos, no entanto, o enfrentamento coletivo das dificuldades socio ambientais permitiu que a identidade de sertanejos do semi-árido fosse construída. Atualmente, os reassentados sentem-se pertencentes à comunidade, superando o esconhecimento inicial. Porém não possuem sentimento de pertença ao local, o que os coloca na perspectiva de novos desenraizamentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectOrganização sociocomunitáriapt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPertainingpt_BR
dc.subjectSociocommunitarian organizationpt_BR
dc.titleDe ribeirinhos a sertanejos do semi-árido: a intervenção socioeducacional na trajetória dos atingidos por barragenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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