Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43437
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título: Quebra cabaças, espalha sementes: cultivando saberes afrorreferenciados e práticas educativas em dança
Título(s) alternativo(s): Breaking gourds, spreading seeds: cultivating Afro-referenced knowledge and educational practices in dance.
Autor(es): Generoso, Jéssica Márcia Rodrigues
Primeiro Orientador: Queiroz, Clécia Maria Aquino de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Clécia Maria Aquino de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Fernando Marques Camargo de
metadata.dc.contributor.referee3: Vilaça, Aline Serzerdello
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, propõe a construção de um material didático transdisciplinar com base nas danças afro-brasileiras, voltado para docentes do Ensino Básico, especialmente da Educação Infantil. O estudo parte da criação da metodologia Dança Afrormativa, que articula saberes ancestrais, corporeidade, oralidade e ludicidade como eixos pedagógicos e políticos. Sustentada por uma abordagem afrorreferenciada e pela metodologia da pesquisa-ação, a investigação se constrói a partir de vivências formativas, escuta sensível e trocas com educadores, artistas e mestres populares, visando capacitar professores no cumprimento efetivo da Lei 10.639/03 – cuja implementação, passadas mais de duas décadas, permanece limitada a ações pontuais em datas comemorativas. A proposta compreende a dança afro-brasileira não apenas como linguagem artística, mas como tecnologia ancestral, dispositivo educativo e ponte de reconexão identitária para crianças, jovens e adultos. Inspirada nas epistemologias de Leda Maria Martins (2021), que concebe o corpo como projetor de memórias, nos fundamentos da Pretagogia, de Sandra Petit (2015), nos valores Afro-civilizatórios de Azoilda Loretto (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa reafirma o corpo negro como território de resistência e produção de conhecimento. Quebra Cabaças, Espalha Sementes é um gesto pedagógico que rompe silêncios, fertiliza o chão da escola e semeia mundos onde o pertencimento negro floresce com pertencimento, afeto e potência.
Abstract: This research, developed within the scope of the Professional Master’s Program in Dance at the Federal University of Bahia (UFBA), proposes the creation of a transdisciplinary didactic material based on Afro-Brazilian dances, aimed at Basic Education teachers, especially those working in Early Childhood Education. The study emerges from the development of the Dança Afrormativa methodology, which interweaves ancestral knowledge, corporeality, orality, and playfulness as pedagogical and political pillars. Grounded in an Afro-referenced approach and guided by action research methodology, this investigation is built through formative experiences, sensitive listening, and exchanges with educators, artists, and traditional masters. It seeks to support teachers in the effective implementation of Law 10.639/03 — whose enforcement, more than two decades after its enactment, remains largely limited to isolated commemorative activities. This proposal understands Afro-Brazilian dance not only as an artistic language, but also as ancestral technology, an educational tool, and a bridge for identity reconnection for children, youth, and adults. Inspired by the epistemologies of Leda Maria Martins (2021), who conceives the body as a projector of memories; the principles of Pretagogia by Sandra Petit (2015); the Afro-civilizational values outlined by Azoilda Loretto (2010); and the National Common Curricular Base (BNCC), this research reaffirms the Black body as a territory of resistance and knowledge production. Quebra Cabaças, Espalha Sementes ("Breaks Gourds, Spreads Seeds") is a pedagogical gesture that breaks silences, fertilizes the soil of schools, and sows worlds where Black belonging blossoms with identity, affection, and strength.
Palavras-chave: Dança afro-brasileira
Educação infantil
Ancestralidade
Formação docente
Antirracismo
Lei 10.639/03
Memória
Dança na educação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43437
Data do documento: 23-Jul-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JÉSSICA GENEROSO_compressed_compressed.pdfTrabalho de Conclusão de Curso9,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.