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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42949
Tipo: Tese
Título: Repensando o ensino – aprendizagem em administração por uma perspectiva sociomaterial: as inovações educacionais de forte mudança material
Autor(es): Bezerra, Cecília Oliveira
Primeiro Orientador: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Anielson Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee4: Closs, Lisiane Quadrado
metadata.dc.contributor.referee5: Bispo, Marcelo de Souza
Resumo: É impossível negar a obsolescência das salas de aula que ainda retratam layouts e estruturas do século passado, presas em concepções que continuam associadas a grandes caixas contêineres com alunos sentados em fila a ouvir alguém à sua frente. Nas escolas de administração não encontramos uma realidade diferente e suas salas de aula não refletem um ambiente adequado para as demandas da administração contemporânea. A fim de repensar este contexto, esta tese tem por objetivo explicar como a sociomaterialidade sustenta e ilumina a renovação da educação em administração. No entanto, evidenciamos no campo de pesquisa uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Identificamos, também, uma produção acadêmica limitada e fragmentada sobre inovação educacional em ensino-aprendizagem, que se restringe em pautar apenas assuntos de conteúdo e método. Portanto, este Estudo buscou ancorar-se, principalmente, nas teorias sociomateriais e da inovação educacional; e adicionou a este arcabouço teórico, pesquisas sobre atmosferas educacionais, intra-ações materiais e ambientes educacionais com seus temperamentos e climas. O percurso metodológico envolveu um estudo de caso múltiplo com 20 instituições educacionais que adotaram como estratégia de inovação educacional fortes mudanças materiais. As fontes envolvem imagens, documentos, vídeos, observações e entrevistas. Através da análise temática, identificamos como as inovações educacionais de forte mudança material transformam ambientes, tipificando espaços, mudando suas atmosferas, a partir de condutores que produzem efeitos sociomateriais e renovam a aprendizagem. Todo percurso e resultados desta pesquisa está organizado na produção acadêmica de cinco artigos. O primeiro artigo teve por objetivo sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do Ensino-Aprendizagem em Administração (EAA), destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. O segundo artigo visou sistematizar a produção acadêmica sobre inovações educacionais em administração, integrando contribuições multidisciplinares, que provoquem avanços em pesquisas futuras. No terceiro artigo, o objetivo envolveu explicar os efeitos da inovação educacional em EAA, a partir de uma abordagem sociomaterial. No quarto artigo, o enfoque foi explicar o que conduz as atmosferas educacionais para produção de seus efeitos, à luz sociomaterial em EAA. O quinto artigo visou explicar a relevância de inovações educacionais de forte mudança material para o desenvolvimento de habilidades e competências em administração. Os resultados reforçam a importância da perspectiva sociomaterial para renovação do ensino-aprendizagem em administração, bem como explicam as inovações de forte mudança material como estratégias compatíveis com as demandas de formação da administração contemporâneo. Esta pesquisa contribui para consolidação, renovação e ampliação da perspectiva sociomaterial em ensino-aprendizagem em administração; para consolidação, renovação e ampliação das pesquisas em inovação educacional em ensinoaprendizagem em administração; e para a prática de gestores educacionais, professores, estudantes, profissionais da arquitetura, construção civil e design e de toda comunidade acadêmica.
Abstract: It is impossible to deny the obsolescence of classrooms that still portray layouts and structures from the last century, trapped in conceptions that continue to be associated with large container boxes with students sitting in a row listening to someone in front of them. In business schools we do not find a different reality and their classrooms do not reflect an adequate environment for the demands of contemporary management. In order to rethink this context, this thesis aims to explain how sociomateriality sustains and illuminates the renewal of education in administration. However, we evidenced in the research field a limited view of the role of materiality as a "means" for learning and almost inexistence of understanding of its social issues. We also identified a limited and fragmented literature on educational innovation in management education that is restricted to addressing only content and method issues. Therefore, this study sought to be anchored mainly in sociomaterial theories and educational innovation, and added to this theoretical framework research on educational atmospheres, material intra-actions and educational environments with their temperaments and climates. The methodological path involved a multiple case study with 20 educational institutions that adopted strong material changes as an educational innovation strategy. The sources involved images, documents, videos, observations and interviews. Through thematic analysis we identify how educational innovations with strong material changes transform environments, typifying spaces, changing their atmospheres, from drivers that produce sociomaterial effects and renew learning. The entire path and results of this research are organized in the academic production of five papers. The first paper aimed to systematize and discuss the academic production on the materiality of the Teaching-Learning in Administration (EAA), highlighting sociomateriality as a perspective for the advancement of future research. The second paper aimed to systematize the academic production on educational innovations in administration, integrating multidisciplinary contributions that provoke advances in future research. The third paper aimed to explain the effects of educational innovation in EAA, from a sociomaterial approach. In the fourth paper, the focus was to explain what drives educational atmospheres to produce their effects, in the socio-material light in EAA. The fifth paper aimed to explain the relevance of educational innovations of strong material change for the development of skills and competencies in administration. The results of this research reinforce the importance of the sociomaterial perspective for the renewal of management education, as well as explain the innovations with strong material change as strategies compatible with the demands of contemporary management education. This research contributes to the consolidation, renewal and expansion of the sociomaterial perspective in management education; for the consolidation, renewal and expansion of research in educational innovation in management education; and for the practice of educational managers, teachers, students, architecture, civil construction and design professionals and the entire academic community.
Palavras-chave: Sociomaterialidade
Inovação educacional
Atmosfera educacional
Efeitos sociomateriais
Ensino-aprendizagem em administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42949
Data do documento: 28-Mar-2025
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