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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42919
Tipo: Tese
Título: Percepções dos usuários no uso indevido da avaliação: um estudo com surveys experimentais
Título(s) alternativo(s): User perceptions on the misuse of evaluation: an study with experimental surveys
Autor(es): Cerqueira, Anderson José Freitas de
Primeiro Orientador: Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ângelo Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee3: Elliot, Ligia Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Márcio André Veras
metadata.dc.contributor.referee5: Bruni, Adriano Leal
Resumo: Nesta tese, explora-se o ramo que trata do uso da avaliação. Ou seja, busca-se auxiliar os principais interessados (usuários) no programa ou política pública no processo de tomada de decisão. Os usuários da avaliação são indivíduos, pessoal envolvido no programa e no projeto, tomadores de decisão e formuladores de políticas ou qualquer pessoa que use uma avaliação de alguma forma. Como objetivo principal, esta tese visa investigar se o uso indevido malicioso e o uso indevido errôneo são percebidos como diferentes pelos usuários de uma avaliação. Considerou-se como objetivo específico a percepção sobre a regularidade, frequência, inadequação e gravidade. Para alcançar os objetivos, foram estruturados dois estudos com vinhetas experimentais. No primeiro estudo, foi usado o modelo experimental between subjects, enquanto no segundo estudo foi usado o within subjects. A amostra foi composta por docentes do magistério superior que fazem parte de algum programa de pós-graduação (PPG que receba o resultado da avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES). As vinhetas foram criadas de acordo com a revisão sistemática realizada, alocando para cada tipo de uso (instrumental, conceitual e simbólico). Além das percepções dos docentes supracitadas, foram usadas as variáveis gênero, idade, tipo de instituição e experiência, de forma exploratória, com intuito de verificar se exercem algum impacto nas variáveis dependentes. Os resultados indicaram que os docentes de PPG percebem que há diferenças significativas entre o uso indevido malicioso e o uso indevido errôneo no uso instrumental, conceitual e simbólico. Em relação às demais variáveis independentes, os resultados foram isolados e não consistentes, considerando os dois estudos experimentais. Esta tese contribui para a literatura em três vertentes (teórica, empírica e metodológica). Na área teórica, os achados reforçam a necessidade de haver uma compreensão equitativa entre os usos indevidos malicioso e errôneo, uma vez que não há na literatura uma preocupação sobre os dois serem igualmente relevantes. No campo empírico, explorar usuários, como docentes, abre espaço para novas investigações em outras avaliações, em razão da literatura explorar, normalmente, a percepção dos avaliadores. Em relação à metodologia, as vinhetas experimentais não foram exploradas na literatura do uso da avaliação. Desta forma, permite a reprodutibilidade em outras avaliações ou com outras amostras. Sobre as limitações da tese, não foi possível aplicar uma amostragem probabilística. Ademais, não foi possível mensurar a ordem das questões de cada vinheta com o intuito de mitigar vieses nas respostas, em razão do impacto no aumento significativo do número de questionários que atendesse essa demanda. Como sugestão de pesquisas futuras, explorar outras avaliações com as mesmas variáveis permitirá a consolidação do tema na literatura.
Abstract: This thesis explores the area that deals with the use of evaluation. In other words, it is concerned with assisting the main stakeholders (users) in the program or public policy in the decision-making process. Evaluation users are individuals, personnel involved in the program and project, decision makers and policy makers or anyone who uses an evaluation in some way. As a main objective, this thesis aims to investigate whether malicious and erroneous misuses are perceived as different by the users of an evaluation. The specific objective was considered to be the perception of regularity, frequency, inadequacy and severity. To achieve the objectives, two studies with experimental vignettes were structured. In the first study, the experimental model “between subjects” was used, while in the second study “within subjects” was used. The sample consisted of higher education teachers who are part of a postgraduate program (PPG) that receives the evaluation result of the Foundation Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The vignettes were created according to the systematic review carried out, allocating for each type of use (instrumental, conceptual and symbolic). In addition to the perceptions of the teachers mentioned above, the variables gender, age, type of institution and experience were explored in order to verify if they have any impact on the dependent variables. The results indicated that PPG teachers perceive that there are significant differences between malicious use and erroneous use in instrumental, conceptual and symbolic use. Regarding the other independent variables, the results were isolated and not consistent, considering the two experimental studies. This thesis contributes to the literature in three aspects (theoretical, empirical and methodological). In the theoretical area, the findings reinforce the need for an equitable understanding between malicious and erroneous misuse, since there is no concern in the literature about the two being equally relevant. In the empirical field, exploring users, such as teachers, open space for new investigations in other evaluations, because the literature normally explores the perception of the evaluators. Regarding the methodology, the experimental vignettes were not explored in the literature on the use of evaluation. Thus, it allows reproducibility in other evaluations or with other samples. Regarding the limitations of the thesis, it was not possible to apply a probabilistic sampling. Furthermore, it was not possible to measure the order of the questions in each vignette in order to mitigate biases in the responses, due to the impact on the significant increase in the number of questionnaires that would meet this demand. As a suggestion for future research, exploring other evaluations with the same variables will allow the consolidation of the theme in the literature.
Palavras-chave: Uso indevido da avaliação
Uso indevido errôneo
Uso indevido malicioso
Vinhetas experimentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42919
Data do documento: 25-Jul-2025
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