Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Karla Uckonn-
dc.date.accessioned2025-05-20T14:52:22Z-
dc.date.available2025-05-20T14:52:22Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42068-
dc.description.abstractThis dissertation is a research on social management and territorial development with a focus on marketing experiences in the solidarity economy, considering the functioning of Solidarity Marketing Spaces (ESC) implemented by the Public Solidarity Economy Centers (Cesol) from Bahia. This work has a purposeful character and its objective was to create a self-instructional course on ESC management anchored in the solidarity economic foundations. So, a qualitative descriptive case study was carried out, involving the accomplishment of a bibliographical research; participant observation and questionnaire application. In the field of theoretical reference, we highlight the works of França Filho and Eynaud (2020) that point out paths for reconciliation between the economic and the social; The perspective of the plural economy of Karl Polanyi (2000) and the substantive management of Alberto Guerreiro Ramos (1981). As a whole, the results suggest that the management of the ESC, aware of the contradictions associated with the ontological foundations of the market economy and the solidarity economy, in addition to the commercial process, should promote or potentially contain different economic practices other than the market mechanism and introduce mechanisms of self-organization, founded on the values of cooperation and democracy. Finally, we present the course entitled “Thinking and Acting in the Management of Solidarity Marketing Spaces”, as a Social Management Technology (SGT) aimed at strengthening ESC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subject.otherSolidarity economypt_BR
dc.subject.otherManagementpt_BR
dc.subject.otherCommercializationpt_BR
dc.titleEspaços de comercialização da economia solidária: uma via de sustentabilidade e ampliação da participação popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Benevides, Tania Moura-
dc.contributor.referee1Benevides, Tania Moura-
dc.contributor.referee2Almeida Filho, Milton Barbosa de-
dc.contributor.referee3Jesus, Nadja Maria Amado de-
dc.contributor.referee4Silva, Floriano Barboza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594658130044691pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é uma investigação sobre a gestão social e desenvolvimento territorial com foco direcionado para as experiências de comercialização na economia solidária, no escopo do funcionamento dos Espaços Solidários de Comercialização (ESC) implantados pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) da Bahia. O trabalho possui um caráter propositivo e seu objetivo foi criar um curso autoinstrucional de gestão de ESC ancorados nas bases da economia solidária. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo de caráter qualitativo, envolvendo a realização de pesquisa bibliográfica; análise documental; observação participante e aplicação de questionário. No âmbito do referencial teórico, destacam-se os trabalhos de França Filho e Eynaud (2020) que apontam caminhos para a reconciliação entre o econômico e o social; a perspectiva da economia plural de Karl Polanyi (2000) e da gestão substantiva de Alberto Guerreiro Ramos (1981). Em seu conjunto, os resultados apontam que a gestão dos ESC, conscientes das contradições associadas aos fundamentos ontológicos da economia de mercado e da economia solidária, adicionalmente ao processo comercial, deve fomentar o potencial contido nas diferentes práticas econômicas distintas do mecanismo do mercado e introduzir mecanismos de auto-organização, fundada em valores da cooperação e da democracia. Por fim, apresentamos o curso intitulado “Pensando e Agindo na Gestão dos Espaços Solidários de Comercialização”, como Tecnologia de Gestão social (TGS) voltada ao fortalecimento dos ESC.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESPAÇOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA.pdfDissertação - Karla Uckonn Oliveira6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.