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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41979
Tipo: Dissertação
Título: Raça, saúde e epigenética: princípios de design para uma educação antirracista no ensino de genética
Título(s) alternativo(s): Race, health, and epigenetics: design principles for anti-racist education in genetics teaching
Autor(es): Santos, Jailson Nael de Jesus
Primeiro Orientador: Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Evanilda Souza de Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rosileia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e
Resumo: Na história recente é possível encontrar disputas referentes às causas das iniquidades raciais na saúde na ciência e na sociedade, em que, de um lado, se tem a influência exercida pela genética do século XX em modelos de saúde unicausais e de viés determinista e, do outro, as denúncias de ativismos sociais, que, apoiadas em abordagens de saúde mais amplas, defendem que a origem das disparidades raciais em saúde se deve aos efeitos socioambientais do racismo. A partir da era pós-genômica, modelos epidemiológicos alternativos têm sido propostos, os quais pretendem superar a dicotomia entre natureza e cultura ao considerarem que o fenômeno social da raça pode se corporificar e comprometer a manutenção do bem-estar biológico de pessoas racializadas. Essas modelagens teóricas são interdisciplinares e envolvem explicações como as da epigenética, um campo emergente da biologia que desafia o paradigma da herança biológica restrita aos genes. Os modelos científicos que articulam raça, saúde e herança possuem um caráter ambivalente, pois, ao mesmo tempo que podem contribuir com as políticas públicas de saúde, podem permitir que haja regressão a novas formas de estigmatização e eugenia. Devido a essas controvérsias envolvidas e à necessidade da mobilização de conhecimentos científicos para a reflexão de um problema social, esse tema pode ser considerado uma questão sociocientífica (QSC) que pode ser utilizada como estratégia didática na educação científica. Considerando as demandas, para o Ensino de Biologia, de orientações e materiais pedagógicos que viabilizem a implementação de ações educativas antirracistas e de estratégias para superação do discurso determinista genético presente nos currículos, esta dissertação objetiva, por meio da modalidade de pesquisa em Design Educacional, com base na abordagem de QSC no contexto da educação CTSA, nas diretrizes da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e na Educação em Saúde, investigar princípios de design de uma sequência didática baseada em uma QSC envolvendo raça, saúde e epigenética, com o propósito de se promover uma educação antirracista e a compreensão do conceito de herança biológica a partir de uma perspectiva pluralista no ensino médio de biologia. Este trabalho engloba a fase de pesquisa preliminar da Design Educacional, que consiste em uma investigação teórica de forma articulada ao diálogo com os saberes experienciais da prática docente para a construção do arcabouço conceitual que orienta o estudo e que fundamenta a sistematização de quatro princípios de design. Também inclui um ciclo de investigação da fase de prototipagem, o qual compreende a validação dos princípios de design e da sequência didática desenhada a partir deles por professores e pesquisadores do Ensino de Ciências. A partir da análise dos resultados do processo de validação, verificou-se a consistência e coerência dos referidos produtos da pesquisa e concluiu-se que estes apresentam potencial em atender as expectativas educacionais estabelecidas. Ademais, com base na análise das sugestões das pessoas avaliadoras, foram estabelecidos critérios para retirar, inserir ou aperfeiçoar elementos da sequência didática, a fim de que ela fosse refinada para sua implementação no contexto real de sala de aula. Espera-se que este estudo contribua para o Ensino de Biologia com fundamentos, diretrizes e estratégias que possibilitem articular conteúdos relacionados à herança biológica com os propósitos de uma educação antirracista.
Abstract: In recent history, disputes can be found regarding the causes of racial iniquities in health within both science and society. On one side, there is the influence exerted by 20th-century genetics on unifactorial health models with a deterministic bias. On the other, there are the denunciations of social activism, which, supported by broader health approaches, argue that the origin of racial health disparities lies in the socio-environmental effects of racism. Since the post-genomic era, alternative epidemiological models have been proposed, aiming to overcome the nature-culture dichotomy by considering that the social phenomenon of race can become embodied and compromise the biological well-being of racialized individuals. These theoretical models are interdisciplinary in nature and involve explanations such as those provided by epigenetics, an emerging field in biology that challenges the paradigm of biological inheritance being restricted to genes. Scientific models that articulate race, health, and inheritance have an ambivalent character: while they can contribute to public health policies, they may also allow for a regression into new forms of stigmatization and eugenics. Due to these associated controversies and the necessity of mobilizing scientific knowledge to reflect on a social issue, this topic can be considered a socio-scientific issue (SSI), which can be used as a didactic strategy in science education. Considering the demands in Biology Teaching for guidelines and pedagogical materials that enable the implementation of anti-racist educational actions and strategies to overcome the genetic determinist discourse present in curricula, this dissertation aims, through Educational Design Research, based on the SSI approach within the context of STSE education, the guidelines of Educação das Relações Étnico-Raciais (Ethnic-Racial Relations Education), and Health Education, to investigate design principles for a didactic sequence based on an SSI involving race, health, and epigenetics. The goal is to promote anti-racist education and a understanding of the concept of biological inheritance from a pluralistic perspective in high school biology teaching. This work encompasses the preliminary research phase of Educational Design Research, consisting of a theoretical investigation articulated with a dialogue with the experiential knowledge of teaching practice to construct the conceptual framework guiding the study and supporting the systematization of four design principles. It also includes an investigation cycle within the prototyping phase, which involves the validation of the design principles and the didactic sequence developed from them by Science Education teachers and researchers. Based on the analysis of the validation process results, the consistency and coherence of the research outputs were verified, leading to the conclusion that they have the potential to meet the established educational expectations. Additionally, based on the analysis of the evaluators' suggestions, criteria were established to remove, insert, or refine elements of the didactic sequence so that it could be improved for its implementation in the real classroom context. It is expected that this study will contribute to Biology Teaching by providing foundations, guidelines, and strategies that enable the articulation of content related to biological inheritance with the objectives of anti-racist education.
Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais
Educação em saúde
Ensino do conceito de herança biológica
Questão sociocientífica
Sequência didática
Educação-Aspectos sociais
Relações étnicos-raciais
Pesquisa - Estudo e ensino
Epigenética
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41979
Data do documento: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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