Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Priscyla Carvalho de Assis-
dc.date.accessioned2024-10-17T17:08:09Z-
dc.date.available2024-10-14-
dc.date.available2024-10-17T17:08:09Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40433-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLIDARpt_BR
dc.subjectNUVENS DE PONTOSpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre métodos de classificação de dados LiDARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1Alixandrini Junior, Mauro José-
dc.description.resumoA tecnologia da LiDAR vem sendo cada vez mais aceita entre as empresas de energia como a ferramenta mais eficiente para a aquisição de dados espaciais georreferenciados de alta densidade e alta precisão para várias aplicações essenciais para o gerenciamento de linhas de energia. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi a comparação entre aplicações de classificação de dados LiDAR, para estudo da faixa de domínio de linhas de transmissão aéreas. Dessa forma foram realizadas classificações da nuvem de pontos referente a Linha de Transmissão LT Camaçari IV / Pituaçu, por meio dos softwares: Lastools, Terrascan e Grassgis. Levando em consideração as classes de objetos existentes na faixa de domínio da LT, sendo elas: terreno, vegetação baixa, vegetação média, vegetação alta e construções. Para a comparação entre essas classificações forma geradas matrizes de confusão, cujo a classificação de referência uma classificação manual, essa classificação comtemplou classes referente as torres e cabos da linha de transmissão. Os resultados encontrados possibilitaram comparar o valor da exatidão global, tendo o Grassgis menor índice (59,72%), Terrascan (86,89%). Lastools ( 95,76%). Mesmo com o maior valor de exatidão global, o Lastools não possui ferramentas para classificação de LT, ao contrário de Terrascan que possui, mas não foi possível utiliza-la neste trabalho devido à complexidade da sua implementação. A classe referente aos pontos do solo foi a que apresentou os maiores valores de acurácia do classificador e do produtor em todas em todos os softwares utilizados e a classe “construções” foi a que apresentou o maior erro de omissão nas classificações realizadas no Lastools e no Terrascan.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA - NOTURNOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Priscyla_Carvalho_2018.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.