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Tipo: Dissertação
Título: Base Nacional Curricular Comum e o trato com os conhecimentos da cultura corporal na educação infantil: contribuições a partir da unidade teórico - metodológica entre a pedagogia histórico - critica, a psicologia histórico - cultural e a abordagem critico - superadora
Autor(es): Coutinho, Thais Cosmo
Primeiro Orientador: Santos Júnior, Cláudio de Lira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee1: Morschbacher, Márcia
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, David Romão
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Marize Souza
Resumo: A presente dissertação objetiva sistematizar as contribuições teórico-metodológicas propostas pela recente produção científica que versam sobre a organização do ensino da Educação Física, na Educação Infantil, a partir da unidade teórico-metodológica entre a pedagogia histórico-critica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora, para demonstrar, de um lado, o rebaixamento do ensino nesta primeira etapa da educação advindo da BNCC e, do outro, as importantes contribuições que o componente curricular Educação Física pode oferecer a partir do ensino da cultura corporal, na Educação Infantil. Nosso objeto de estudo, portanto, são as possibilidades teórico-metodológicas de desenvolver o trato com o conhecimento da Cultura Corporal, na Educação Infantil, para além da proposta da BNCC. Neste sentido, utilizamos como base explicativa o materialismo históricodialético, a partir das categorias: Contradição - Conteúdo e a Forma. Nossas fontes empíricas são as obras que tomam como referência teórico-metodológica a teoria histórico-cultural; e Teses e Dissertações produzidas no grupo LEPEL-BA, que trataram especificamente do nosso objeto de estudo. Tendo em vista contribuir com o debate teórico-metodológico sobre o ensino da cultura corporal na Educação Infantil, superando os limites colocados pela BNCC e instrumentalizar o professor (a) na sua realidade concreta, foi necessário, também, reunir os avanços sistematizados por produções que têm como base a Abordagem Crítico-Superadora. Como resultado, apontamos que o sistema conceitual e metodológico oriundo da unidade teórico metodológica entre a pedagogia histórico-critica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora nos permitem avançar em um tipo de organização de ensino da Educação Física, na Educação Infantil, contra- hegemônico, porque esta unidade propõe diretrizes curriculares-pedagógicas-didáticas que superam por incorporação as diretrizes curriculares da BNCC, tanto na concepção de desenvolvimento e infância, quanto no trato com o conhecimento da cultura corporal, pois os seus conteúdos levam as significações históricas (os signos sociais), o ensino para o desenvolvimento das funções psíquicas, objetivando o vir a ser da criança, com ações de aprendizagem que organizam as informações do mundo objetivo. Sendo assim, concluímos que o planejamento do professor de educação física deve estar embasado a partir dos conhecimentos da periodização do desenvolvimento, dos fundamentos da Teoria da educação Histórico-Critica e a Abordagem Crítico Superadora que, por sua vez, defende o ensino dos conteúdos da Cultura Corporal a partir da teoria da atividade, que considera a apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes desde a tenra idade.
Abstract: This dissertation aims to systematize the theoretical-methodological contributions proposed by recent scientific production that deal with the organization of teaching Physical Education in Early Childhood Education, based on the theoreticalmethodological unity between historical-critical pedagogy, historical-cultural psychology and the critical-overcoming approach, to demonstrate, on the one hand, the relegation of teaching in this first stage of education resulting from the BNCC and, on the other, the important contributions that the Physical Education curricular component can offer through the teaching of body culture, in Child education. Our object of study, therefore, is the theoretical-methodological possibilities of developing the dealing with the knowledge of Body Culture, in Early Childhood Education, beyond the BNCC proposal. In this sense, we use historical-dialectical materialism as an explanatory basis, based on the categories: Contradiction - Content and Form. Our empirical sources are works that take historical-cultural theory as a theoreticalmethodological reference; and Theses and Dissertations produced in the LEPEL-BA group, which specifically dealt with our object of study. In order to contribute to the theoretical-methodological debate on the teaching of body culture in Early Childhood Education, overcoming the limits placed by the BNCC and instrumentalizing the teacher in their concrete reality, it was also necessary to bring together the advances systematized by productions that are based on the Critical-Overcoming Approach. As a result, we point out that the conceptual and methodological system arising from the theoretical-methodological unity between historical-critical pedagogy, historicalcultural psychology and the critical-overcoming approach allow us to advance in a type of Physical Education teaching organization, in Education Childish, counterhegemonic, because this unit proposes curricular-pedagogical-didactic guidelines that surpass by incorporating the BNCC curricular guidelines, both in the conception of development and childhood, and in dealing with knowledge of body culture, as its contents take the historical meanings (social signs), teaching for the development of psychic functions, aiming at the child's becoming, with learning actions that organize information from the objective world. Therefore, we conclude that the physical education teacher's planning must be based on knowledge of the periodization of development, the foundations of the Historical-Critical Education Theory and the Overcoming Critical Approach which, in turn, defends the teaching of physical education content. Body Culture based on activity theory, which considers the appropriation of knowledge by students from a young age.
Palavras-chave: Abordagem Critico-Superadora
Educação infantil
Cultura Corporal
Pedagogia histórico - critica
Abordagem histórico - critica
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39298
Data do documento: 20-Abr-2023
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