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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-abolição
metadata.dc.creator: Costa, Érica Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Maria de Fátima Novaes
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Maria de Fátima Novaes
metadata.dc.contributor.referee2: Mata, Iacy Maia
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Ione Celeste Jesus de
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, procuramos analisar a inserção de órfãos “pretos” na Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim no Pós-Abolição. O foco deste estudo é a educação fornecida pela Casa e os possíveis destinos dos órfãos após o período de asilamento. Ao analisar a saída dos alunos, observa-se a queda do protagonismo da instituição na intermediação da mão de obra, consequentemente agravando as condições de sobrevivência da população mais pobre na Salvador pós-abolição. Desta forma, tentamos compreender as experiências de escolarização e trabalho entre os anos de 1893 a 1927. Utilizamos como principais fontes dois estatutos da Casa, um de 1828 e outro de 1910, os livros de atas, as pastas de cadastros dos órfãos e os termos de saída.
Abstract: In this study, we aim to analyze the insertion of “black” orphans in the Casa Pia and Colégio dos Órfãos de São Joaquim at the beginning of the First Republic. The main object of this study is the education provided by Casa to the orphans and their possible destinations after the period asylum. By analyzing the depature of the students it is possible to observe the decline of the institution´s role in the intermediation of labor as well as the worsening of the conditions of survival of the poorest population in Republican Salvador. In this way, we try to understand the experiences of scholling and work between 1893 to 1927. The main sources of this research were the statutes of the Casa Pia, one from 1828 and the other from 1910, the minutes books, the orphans´registration folders and the terms of exit.
Keywords: Educação
Casa Pia
Órfãos pretos
Trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Citation: COSTA, Érica Mendes. Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim: a inserção dos meninos "pretos" no pós-abolição. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022, 178f.
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37854
Issue Date: 30-Nov-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGH)

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