Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37538
Tipo: Tese
Título: ENTRE OS RITMOS DAS MEMÓRIAS, OS DIZERES RIMAM COM MULHERES: O VERSEJAR (AUTO)BIOGRÁFICO EM CORDÉIS CONTEMPORÂNEOS
Título(s) alternativo(s): ON THE RHYTHMS OF MEMORIES, THE SAYINGS RHYME WITH WOMEN: THE (AU-TO)BIOGRAPHICAL VERSE IN CONTEMPORARY CORDEIS.
Autor(es): OLIVEIRA, FERNANDA SANTOS DE
Primeiro Orientador: SANTOS, ALVANITA ALMEIDA
metadata.dc.contributor.referee1: SANTOS, ALVANITA ALMEIDA
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, LIVIA MARIA NATALIA DE SOUZA
metadata.dc.contributor.referee3: SANTOS, JOSE HENRIQUE DE FREITAS
metadata.dc.contributor.referee4: MOREIRA, JAILMA DOS SANTOS PEDREIRA
metadata.dc.contributor.referee5: SANTOS, FRANCISCA PEREIRA DOS
Resumo: Esta tese reflete sobre os traçados da literatura de cordel brasileira buscando compreender as lacunas impostas pela tradição masculina através de mecanismos de repetição e de continuidade de paradigmas, ao abordar sobre os silenciamentos das vozes femininas ao longo da historiografia oficial e suas repercussões na contemporaneidade, enfatizando a produção de memórias femininas na dicção do versejar (auto)biográfico de cordelistas contemporâneas. O objetivo, de uma forma geral, é estabelecer uma análise de cordéis de autoria feminina contemporâneos para compreender como as cordelistas se (auto)representam e (auto)biografam a relação da mulher com o fazer literário. Para tanto, a pesquisa percorre as marcas da memória em cordéis de Jarid Arraes e da Obra Coletiva 82 anos de publicações femininas na literatura de cordel, organizada por Graciele Castro, que apresenta as trajetórias de 21 cordelistas contemporâneas. Como aporte teórico-metodológico, esta tese adota uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica e de cunho exploratório pautados em estudos a respeito da literatura popular, a partir de perspectivas da autoria feminina e seus entrelaçamentos com a memória, refletindo sobre conceitos como biografia, autobiografia e reescrita de si. Tais noções serão revisitadas a fim de repensar o cordel enquanto gênero literário e como documento cultural a partir da compreensão dos modos como as mulheres cordelistas reconstroem as suas relações com a arte da voz e da palavra escrita de modo a empreender novas perspectivas para a historiografia, alargando as noções vigentes no campo literário e visibilizando subjetividades plurais. Conclui-se, portanto, que a análise nas marcas a partir de suas poéticas, possibilita reencontrar as lacunas da historiografia oficial a partir das rotas do versejar feminino que apresenta uma reescrita de si ao tempo que reconstrói uma nova história literária, inscrevendo seu pensar sobre o cordel, remoldando suas vidas e vislumbrando novos caminhos literários. Suas vozes performam novos sentidos e deslocam as memórias literárias a partir dos registros de suas escrituras.
Abstract: This thesis reflects on the tracings of Brazilian cordel literature, seeking to understand the gaps imposed by the masculine tradition through mechanisms of repetition and of paradigm continuity, approaching the silencing of female voices throughout official historiography and its repercussions in contemporary times, emphasizing the production of female memories in the (auto)biographical diction of contemporary cordel writers. The objective, in general, is to establish an analysis of contemporary female cordels to understand how cordelistas (self) represent and (auto) biograph the relationship of women with literary work. For that, the research goes through the memory traces in cordels by Jarid Arraes and Obra Coletiva 82 anos de publicações femininas na literatura de cordel (Colective work 82 years of female publication in cordel literature), organized by Graciele Castro, which presents the trajectories of 21 contemporary cordelists. As a theoretical-methodological contribution, this thesis adopts a qualitative approach based on a bibliographical and exploratory research based on studies on popular literature, considering the perspectives of female authorship and its intertwining with memory, reflecting on concepts such as biography, autobiography and self-rewriting. Such notions will be revisited in order to rethink cordel as a literary genre and as a cultural document by understanding the ways in which female cordelistas reconstruct their relations with the art of the voice and the written word in order to undertake new perspectives for historiography, broadening prevailing notions in the literary field and making plural subjectivities visible. We therefore concluded that the analysis of subjectivity marks that intertwine literature and women's lives, reconfiguring the world from their poetry, makes possible to rediscover the gaps in official historiography from female verse routes that presents a rewriting of themselves while rebuilding a new literary history, inscribing their thinking about cordel, reshaping their lives and envisioning new literary paths. Their voices perform new meanings and displace literary memories from their writings’ records.
Palavras-chave: Literatura de cordel
Autoria feminina
Memórias
(Auto)biografias
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37538
Data do documento: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_em_Verso_Definitiva_protegida.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons