Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37512
Tipo: Tese
Título: Eu falo, mas quem me vê? Um estudo de caso sobre as condições de acesso e permanência da pessoa surda no ensino superior federal.
Título(s) alternativo(s): I talk, but who sees me? A case study on the conditions of access and permanence of deaf people in federal higher education.
Autor(es): SILVA NETO, MURILLO DA
Primeiro Orientador: SANTOS, EDLEISE MENDES OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee1: SANTOS, EDLEISE MENDES OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee2: FERNANDES, MARCIA PARAQUETT
metadata.dc.contributor.referee3: SANTOS, TEREZINHA OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee4: PIMENTEL, SUSANA COUTO
metadata.dc.contributor.referee5: CARNEIRO, BRUNO GONÇALVES
Resumo: Este trabalho, fruto de um Estudo de Caso (EC), analisou condições de acesso e permanência de pessoas surdas na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. O ingresso de pessoas surdas em Universidades Federais tem crescido nos últimos anos e as grandes questões dessa pesquisa investigaram condições desse acesso e da permanência desse público nessas instituições Para a realização desse EC na UFOB, convidei a aluna surda Gilvana Gomes Pimentel para que pudéssemos dialogar sobre as suas experiências como estudante universitária no sentido de compreender a sua trajetória acadêmica no interior do Estado da Bahia, identificando as dificuldades por ela enfrentadas, bem como as estratégias utilizadas para superar os desafios de ser estudante surda numa Universidade Federal regular. Além disso, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema da pesquisa, bem como uma análise documental sobre as Leis, Decretos e Normativas que dizem respeito à Inclusão. A justificativa dessa pesquisa se dá em dois âmbitos: educacional e social. Educacional porque é imperioso que se façam cumprir as Leis que se remetem à Educação Inclusiva no território nacional e social, porque é preciso que se reflita sobre as perspectivas da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A pesquisa está referenciada pelo aporte teórico da Inclusão, das Políticas Públicas de Inclusão, da Linguística Aplicada e do Letramento. Seus objetivos foram: avaliar as condições de acesso e acessibilidade promovidas pelas políticas públicas de inclusão aos sujeitos surdos no Ensino Superior Federal; descrever as principais barreiras encontradas pelas pessoas surdas em seu próprio processo formativo, identificando as estratégias utilizadas por elas para permanecerem nas Universidades Federais; identificar e analisar a(s) contribuição(ões) do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) na implementação de políticas internas direcionadas às pessoas surdas na Universidade Federal do Oeste da Bahia; avaliar as condições de permanência das pessoas surdas nessa modalidade de ensino; propor um Plano de Ações para Acolhimento e Permanência da Pessoa Surda na UFOB. O estudo revelou os principais problemas que Gilvana encontrou nesse cenário e traçou algumas estratégias para a minimização ou superação desses problemas. Como contribuição, propus um Plano de Ações para Acolhimento e Permanência de Pessoas Surdas na UFOB.
Abstract: This work, result of a Case Study (CS), analyzed access conditions and the continuity of deaf people in the Federal University of the Bahian Western – UFOB. The enrollment of deaf people in Federal Universities has grown in the past years and the big questions in this research inquired this access’ conditions and the continuity of this audience in these institutions. To execute this CS at UFBO, I invited the deaf student Gilvana Gomes Pimentel so we could have a dialogue about her experiences as a college student in the sense to comprehend her academic trajectory in the countryside of the State of Bahia, identifying the difficulties faced by her, as well as the strategies used to overcome the challenges of being a deaf students at a regular Federal University. Besides that, it was realized a bibliographical study about the research theme, as well as a documental analyzes about the Laws, Decrees, and Normatives which concerns Inclusion. This research justification happens in two contexts: educational and social. Educational because it is imperative that the Laws concerned to the Inclusive Education in the national and social ground are complied, because it is necessary the reflection about the perspectives of the deaf people inclusion in society. The research is referenced by the theoretical input of Inclusion, the Inclusive Public Policies, the Applied Linguistics, and Literacy. Its objectives were: assess the access conditions and the accessibility promoted by the inclusive public policies to the deaf individuals in Federal Universities; describe the main barriers met by the deaf people in their own educational process, identifying the strategies used by them to stay in the Federal Universities; identify and analyze the Accessibility and Inclusion Nuclear contributions (NAI) in the implementation of internal policies directed to the deaf people at the Federal University of Bahian Western; assess the continuity conditions of deaf people in this type of teaching; to propose an Action Plan to the Welcoming and the Continuity of the deaf person at UFOB. The study showed the main problems met by Gilvana in this scenario and planned some strategies to the minimizations or overcome of these problems. As a contribution, I proposed an Action Plan to the Welcoming and Staying of deaf people at UFOB.
Palavras-chave: Acesso
Acessibilidade
Permanência
Políticas Públicas de Inclusão
Acolhimento
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37512
Data do documento: 28-Ago-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verso_final_TESE_MURILLO_NETO_-_Novembro_2022.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons