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Tipo: Tese
Título: A morte de si pelo sertão da memória: uma análise do universo de Antônio Torres
Título(s) alternativo(s): Memory and suicicide at Sertão: Antônio Torres’ literary universe
Autor(es): Almeida, Adriana Soares
Primeiro Orientador: Vieira, Nancy Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: André, Willian
metadata.dc.contributor.referee1: André, Willian
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Aleilton santana
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Luciene Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee5: Vieira, Nancy Rita Ferreira
Resumo: Este estudo tematiza o universo literário de Antônio Torres, a partir de três pilares: o suicídio, o espaço e a memória. Com base nessa tríade das narrativas torreanas, tenho como objeto de pesquisa nove romances do autor: Um cão uivando para a lua (1972), Os homens dos pés redondos (1973), Essa terra (1976), Carta ao Bispo (1979), Balada da infância perdida (1986), Um táxi para Viena D’Áustria (1991), O Cachorro e o Lobo (1997), Pelo fundo da agulha (2006) e Querida cidade (2021). Objetivo, a partir deles, discutir o universo literário de Antônio Torres, tendo por diretriz o suicídio, o espaço e a memória. Para tanto, realizo um estudo de cunho qualitativo e de revisão bibliográfica, assente na análise literária, em diálogo com outras áreas do saber. Partindo de um panorama do suicídio na história do Ocidente e sua abordagem na literatura, examino as sucessivas ocorrências da morte voluntária que permeiam os romances aqui discutidos, a fim de compreender os personagens que optaram pelo ato e quais as suas motivações. Para desvendar o tabu que se ergue em torno da morte autoinfligida nos mais de vinte personagens suicidas do autor baiano, grande parte deles sertanejos migrantes, estabeleço um diálogo entre a literatura, a história, a sociologia, a psicologia e a psicanálise através dos trabalhos de Albert Camus (2018a; 2018b; 2019), Willian André (2020), Georges Minois (2018), Ramon Andrés (2015), Émile Durkheim (2012), Karina Okajima Fukumitsu (2013), Neury Botega (2015) e Sigmund Freud (2013). Em busca da compreensão do espaço como um dos alicerces da obra torreana, me volto ao sertão na literatura brasileira por meio dos trabalhos de Fernando Cristóvão (1993; 1994) e Gilberto Teles (2009), para então discutir o Junco, a cidade natal do escritor, no sertão da Bahia, e a profunda ligação dos personagens a esse território no qual fincaram suas raízes. Por fim, submeto à análise as memórias que compõem as narrativas do autor, no intuito de discutir o enraizamento dos personagens à terra natal, bem como seu desenraizamento na metrópole em razão da diáspora. Recorro, portanto, aos estudos de Maurice Halbwachs (2003), Ecléa Bosi (1987; 1994; 2003) e Simone Weil (1996; 2001) para o debate sobre essas memórias e suas implicações às tramas. Além disso, procuro discutir o papel das memórias familiares na constituição das identidades desses sujeitos sertanejos e, para tanto, os trabalhos de Anne Muxel e Françoise Zonabend (1991) me foram de grande valia. Assim como os estudos de Diana Cohen Agrest (2007) e Joseba Achotegui (2000), que me auxiliaram na compreensão das relações entre a memória e o luto que permeiam a narrativa daqueles que foram marcados pelo suicídio de um ente querido. Desse modo, procurei demonstrar a criação de um universo literário em que sujeitos migrantes, marcados pelo desenraizamento e pelo suicídio, sustentam sua existência na memória de suas raízes fincadas no sertão.
Abstract: This study discusses the literary universe of Antônio Torres, based on three themes: suicide, space and memory. From this triad of Torres’ narratives, I have nine novels by the author as a research object: Um cão uivando para a lua (1972), Os homens dos pés redondos (1973), Essa Terra (1976), Carta ao Bispo (1979), Balada da infância perdida (1986), Um táxi para Viena D’Áustria (1991), O Cachorro e o Lobo (1997), Pelo fundo da agulha (2006) and Querida cidade (2021). From this perspective, I discuss the literary universe of Antônio Torres, having as a guideline suicide, space and memory. Therefore, I carry out a study of a qualitative nature and bibliographical review, literary analysis, along with other areas of knowledge. Starting from an overview of suicide in Western history and its approach in literature, I examine the successive occurrences of voluntary death that permeate the novels discussed here, to understand the characters who took this path and their motivations. To unravel the taboo that arises around self-inflicted death on more than twenty suicidal characters of the Bahia’s author, most of them migrant from Sertão, I establish a dialogue between literature, history, sociology, psychology and psychoanalysis through the works of Albert Camus (2018a; 2018b; 2019), Willian André (2020), Georges Minois (2018), Ramon Andrés (2015), Émile Durkheim (2012), Karina Okajima Fukumitsu (2013), Neury Botega (2015) and Sigmund Freud ( 2013). Aiming to understand space as one of the foundations of Torres’ work, I turn to Sertão in Brazilian literature through the works of Fernando Cristóvão (1993; 1994) and Gilberto Teles (2009), and then discuss Junco, the birthplace of the writer, in Sertão of Bahia, and the characters' deep connection to this territory in which they set their roots. Finally, I analyze the memories of the author's narratives in order to discuss the roots of the characters in their homeland, as well as their uprooting in the metropolis due to the diaspora. Therefore, I address the studies by Maurice Halbwachs (2003), Ecléa Bosi (1987; 1994; 2003) and Simone Weil (1996; 2001) to debate these memories and their implications for the plots. Furthermore, I try to discuss the role of family memories in the constitution of the identities of these Sertanejo subjects and, for that, the works of Anne Muxel and Françoise Zonabend (1991) were of great value to me, as well as the studies by Diana Cohen Agrest (2007) and Joseba Achotegui (2000), which helped me to understand the relationships between memory and grief that permeate the narrative of those who were marked by the suicide of a loved one. In this way, I tried to demonstrate the creation of a literary universe in which migrant subjects, marked by uprooting and suicide, sustain their existence in the memory of their roots in the Sertão.
Palavras-chave: Antônio Torres - Análise e crítica
Suicídio
Sertão
Memória
Desenraizamento
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36488
Data do documento: 13-Dez-2021
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