Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36452
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do modelo neoliberal na educação superior do Chile (1990-2020).
Autor(es): Luz, Túlio Bomfim
Primeiro Orientador: Rocha, Alynson
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Alynson
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Edna Maria da
Resumo: Esta monografia tem como objetivo estudar a influência do pensamento neoliberal na educação superior do Chile no período de 1990 a 2020. Analisa-se a experiência do Chile no contexto educacional, criticando-se o modelo neoliberal. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, dados secundários, relatórios, numa análise histórica e critica tendo como referências Milton Friedman e a Escola de Chicago, Banco Mundial, FMI, observando pontos dessa corrente do pensamento econômico para a política educacional do Chile. É importante ressaltar que o sistema educacional superior chileno é fruto da época da hegemonia neoliberal, que originou a legislação responsável pelas diretrizes da educação no país. Isso decorre da concepção dessa corrente de pensamento, defendida por Friedrich Von Hayek em 1945, que avançou nas décadas de 1970 e 1980, após o declínio do pensamento keynesiano então dominante. Na década de 1980 diversos países, inclusive latino-americanos, encontravam-se endividados em virtude de crises macroeconômicas. No Chile, com o fim da ditadura, o Governo que foi eleito democraticamente, além de promover a continuidade dos programas educacionais implementados no período militar, também aprofundou tais programas, autorizando estabelecimentos privados subvencionados a exigirem mensalidades de seus estudantes. Tais políticas de natureza neoliberal são difundidas no Chile, antes da legitimação pelo chamado Consenso de Washington, promovido por organismos internacionais a partir de programas de ajuste econômico, redução da atuação do Estado e reformas educacionais, cuja intenção é transferir a educação do campo político para a lógica do mercado. As mudanças realizadas no Chile foram concebidas por Milton Friedman, um dos precursores do pensamento neoliberal, nesse contexto o Chile é reconhecido como modelo de sucesso entre países latino-americanos, inclusive para o Brasil. É possível dizer que o Chile foi um dos laboratórios utilizado por Organizações Internacionais para incrementar as políticas propagadas pelo Banco Mundial. Ainda que exista um questionamento à agenda neoliberal, as políticas neoliberais sempre estiveram no contexto de execução.
Abstract: This monograph aims to study the influence of neoliberal thinking on higher education in Chile from 1990 to 2020. It analyzes the experience of Chile in the educational context, criticizing the neoliberal model. The methodology used is the bibliographical research of qualitative nature, secondary data, reports, in a historical and critical analysis having as references Milton Friedman and the School of Chicago, World Bank, IMF, observing points of this current of economic thought for the educational policy of Chile. It is important to emphasize that the Chilean higher education system is the result of the era of neoliberal hegemony, which originated the legislation responsible for the guidelines of education in the country. This stems from the conception of this current of thought, advocated by Friedrich von Hayek in 1945, which advanced in the 1970s and 1980s, after the decline of the then dominant Keynesian thought. In the 1980s several countries, including Latin Americans, were in debt due to macroeconomic crises. In Chile, with the end of the dictatorship, the government that was democratically elected, in addition to promoting the continuity of educational programs implemented in the military period, also deepened such programs, authorizing subsidized private establishments to require tuition from their students. Such policies of a neoliberal nature are disseminated in Chile, before legitimation by the so-called Washington Consensus, promoted by international organizations based on programs of economic adjustment, reduction of state action and educational reforms, whose intention is to transfer education from the political field to the logic of the market. The changes made in Chile were conceived by Milton Friedman, one of the precursors of neoliberal thought, in this context Chile is recognized as a model of success among Latin American countries, including Brazil. It is possible to say that Chile was one of the laboratories used by International Organizations to increase the policies propagated by the World Bank. Although there is a questioning of the neoliberal agenda, neoliberal policies have always been in the context of implementation .
Palavras-chave: Neoliberalismo
Ensino superior
Educação
Chile
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36452
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TúlioBomfimLuz.pdf878,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons