Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Ossimar Machado-
dc.date.accessioned2022-09-08T18:13:10Z-
dc.date.available2022-09-08T18:13:10Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationFRANCO, Ossimar Machado. Coral Vergeio Cantado: Percurso e desafios de um coral comunitário em Salvador. 235 f. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35998-
dc.description.abstractThis participatory ethnomusicological research is based on a qualitative approach and aims to identify the motivations, meanings and perceptions of the participants of the Coral Vergeio Cantado (Salvador) between 2008 and 2017 and the consequences of this experience in their lives, in addition to understanding which and how many recurrent processes were more significant for the constitution and motivation of this group. Through an analytical retrospective with elements of ethnography and self-ethnography, the aim is to relate internal and personal factors with sociocultural conditions constituted in the territory/space of a social project in a popular neighborhood. This analysis, which has Ethnomusicology as its starting point, also sought support in the theories of Comprehensive Sociology, Performance Studies in Anthropology, Music Therapy and texts on human motivation in the field of Psychology, in addition to frequent dialogues with Music Education. The study allowed us to understand how much the choir participants and the sociocultural conditions acted mutually in their constitution, configuration and profile, thus promoting content, procedures and work strategies. The analysis of motivational aspects, based on the Self-Determination Theory, also pointed out that the participants were active agents of their motivations, from insertion in the workshop, permanence and involvement, and that the sociocultural conditions and participatory mediation processes that occurred allowed dialogue with the needs basic psychological aspects of each participant, favoring the maintenance of their motivations through the sense of autonomy, competence and belonging. This research proposes to contribute to reflections on choral singing practices that can better consider musical and musical diversities, with more contextualized and multicultural approaches in favor of more dialogic, participatory and integrative approaches.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMotivação do participante de Canto Coral. Abordagens Etnomusicológicas. Teoria da Autodeterminação. Canto coral em comunidades populares.pt_BR
dc.subjectAbordagens Etnomusicológicaspt_BR
dc.subjectTeoria da Autodeterminaçãopt_BR
dc.subjectCanto coral em comunidades popularespt_BR
dc.subject.otherMotivation of the Canto Coral participantpt_BR
dc.subject.otherEthnomusicological approachespt_BR
dc.subject.otherDetermination Theorypt_BR
dc.subject.otherChoir singing in popular communitiespt_BR
dc.titleCoral Vergeio Cantado : percurso e desafios de um coral comunitário em Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGarbuio, Rafael Luís-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Lühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492pt_BR
dc.contributor.referee1Lühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.contributor.referee3Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1721153473382869pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa etnomusicológica participativa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e visa identificar as motivações, significados e percepções dos participantes do Coral Vergeio Cantado (Salvador) entre os anos de 2008 e 2017 e os desdobramentos dessa experiência em suas vidas, além da compreensão de quais e quantos processos recorrentes foram mais significativos para a constituição e motivação desse grupo. Busca-se por meio de uma retrospectiva analítica com elementos de etnografia e auto-etnografia, relacionar fatores internos e pessoais com condições socioculturais constituídas no território/ espaço de um projeto social num bairro popular. Esta análise, que tem como ponto de partida a Etnomusicologia, também buscou pontos de apoio nas teorias da Sociologia Compreensiva, Estudos das Performances em Antropologia, Musicoterapia e textos sobre a motivação humana da área de Psicologia, além das frequentes interlocuções com a Educação Musical. O estudo permitiu compreender o quanto os participantes do coral e as condições socioculturais atuaram mutuamente na sua constituição, configuração e perfil, desta forma fomentando conteúdos, procedimentos e estratégias de trabalho. A análise dos aspectos motivacionais, fundamentada na Teoria da Autodeterminação, também apontou que os participantes foram agentes ativos das suas motivações, desde a inserção na oficina, permanência e envolvimento e que as condições socioculturais e os processos de mediação participativa ocorridos permitiram dialogar com as necessidades psicológicas básicas de cada participante favorecendo a manutenção das suas motivações por meio do senso de autonomia, competência e pertencimento. Esta pesquisa propõe contribuir para reflexões sobre práticas do canto coral que possam considerar melhor as diversidades musicais e de musicalidades, com abordagens mais contextualizadas e multiculturais em prol de aproximações mais dialógicas, participativas e integrativas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS AGUILAR, Nelson (org.). Mostra do Redescobrimento: arte popular. In: BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira, p. 71. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. ALBAGLI, S. Território e territorialidade. In: LAGES, V.; BRAGA, C.; MORELLI, G. (Org.). Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Brasília: SEBRAE, 2004. ALFIERI NETO, Aurélio; PRODOSSIMO, Claudia. Despertando o corpo e as emoções: Um trabalho transdisciplinar VOLPI, Sandra Mara (Org.). Anais. 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Curitiba/PR. Centro Reichiano, 2008. CD 85-87691-13-2]. Acesso em: 22 de outubro de 2021. PSICOTERAPIAS CORPORAIS. ALVARES, Sergio Luis de Almeida - 500 Anos de Educação Musical no Brasil: Aspectos Históricos. Disponível em: http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_1999/ANPPOM%2099/ CONFEREN/SALVARES.PDF. Acessado em Maio de 2021. ÁLVARES, Sergio L. A. 500 anos de educação musical no Brasil: aspectos históricos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 12. 1999, Salvador. Anais. Salvador: Anppom, 2000. 1 CDROM. AMATO, Rita Fucci. O canto coral como prática sócio-cultural e educativo-musical. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 75-96, jun. 2007. AMORIM, Antônio Sergio Brito de. Os Afoxés Congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduação em Música, Salvador, 2012. 136 f. : il. AMORIM, Antônio Sergio Brito de. Memória e identidade musical no engenho velho de brotas. In: XI Conlab – Congresso Luso Brasileiro de ciências sociais. Salvador, 2011. ARAÚJO, Samuel et al. A violência como conceito na pesquisa musical; reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré, Rio de Janeiro. Trans. Revista Transcultural de Música (España), N.10, 2006b. Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/articulo/148/a-violencia como-conceito-na-pesquisa-musical-reflexoes-sobre-uma-experiencia-dialogica-namare-rio-de janeiro. Acesso em 31 jul 2021 ANDRADE, Margaret Amaral. Avaliação do Canto Coral: critérios e funções. In: HENTSCHKE & SOUZA (Orgs.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p.76- 90. APPLE, Michel W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed. 2008 227 AROCA, G. P. R. Efectos Del Coro Terapeutico Sobre La Calidad De Vida en Poblacion Adulta Mayor. Brazilian Journal of Music Therapy, [S. l.], n. 16, 2014. Disponível em: https://musicoterapia.revistademusicoterapia.mus.br/index.php/rbmt/article/view/231.Acesso em: 8 nov. 2021. ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: Seminário nacional de pesquisa em música da ufg, 2, 2002, Goiânia. Anais. Goiânia, 2002a, p.18-29 _________. Mundos musicais locais e educação musical. Em Pauta: Revista do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 95-121, 2002b. __________. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música. 1999. Tese (Doutorado em Música) - Programa de PósGraduação em Música, Universidade __________. Mundos musicais locais e educação musical. Em Pauta: Revista do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 95-121, 2002b. BERGAMINI, C. W. (1994). Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas. __________. Liderança: a administração do sentido. Revista de Administração de Empresas (RAE), São Paulo, v.34, n.3, p.102-114, maio/ jun. 1994. __________. Motivação: Mitos, Crenças e Mal-entendidos. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 30, n. 2, abr-jun, 1990. __________. Motivação nas Organizações (6a ed.). São Paulo: Atlas, 2013. __________. Motivação: uma Viagem ao Centro do Conceito. GV-executivo, v. 1, n. 2, nov-jan, 2002. BEAKLINI, Adriana Valentim. Jornal Quarteirão. Tema: Escola Mixta da Imperial Fazenda de Santa Cruz: Uma proposta educacional de D. Pedro II para seus súditos, 2013. BETTO, Frei. Organização Social e Política Brasileira: introdução à política brasileira. 15ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. BEVILACQUA, Octavio. História do canto coral. Rio de Janeiro: Off. Graph. O Globo, 1933. BLACKING, John. How Musical is Man?. Washington: University of Washington Press, 1974 BINDER, Fernando; CASTAGNA, Paulo. (1998). Teoria musical no Brasil: 1734-1854. I SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA, Curitiba, 10-12 jan.1997. Anais. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, p.198-217, 1998. 228 BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982. BORUCHOVITCH, Evely. (2004). O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Vol. 17(2), p.143-150. 2004. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001. BRUNNER, Reinhard & ZELTNER, Wolfgang. Dicionário de Psicopedagogia e Psicologia Educacional. 4ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. BUENO, Marcos. As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC, v. 4n. 6 2002. Disponível em: <http://www.cesuc.br/revista/ed 1/ASTEORIASDEMOTIVACAOHUMANA.pdf>. Acesso em: 20 out. 2004. CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar; SILVA JUNIOR, Nelson. A “construção” do terceiro setor no Brasil: da questão social à organizacional. Rev. Psicol. Polít., São Paulo, v. 9, n. 17, p.129-148, jun. 2009. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 549X2009000100009&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 02 fev. 2020. CAMBRIA, V.; FONSECA, E.; GUAZINA, L.. Com as pessoas: reflexões sobre colaboração e perspectivas de pesquisa participativa na etnomusicologia brasileira. In: LÜHNING, Angela; TUGNY, Rosângela Pereira de. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. 1ª edição. Salvador: EDUFBA, 2016, v., p. 67-98. CARMINATTI, Juliana & KRUG, Jefferson. A prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico. 2010. CARVALHO, Lívia Marques. A influência da arte na formação do individuo: experiências em ONGs. São Paulo: Cortez, 2005. ___________. O ensino de artes em ONGs. São Paulo: Cortez, 2008. CARVALHO, José Carlos de Paula. Etnocentrismo: inconsciente, imaginário e preconceito no universo das organizações educativas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 1997, v. 1, n. 1 [Acessado 30 Julho 2021], pp. 181-186. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32831997000200014>. Epub 04 Ago. 2009. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/S1414-32831997000200014. __________. Quem ensina arte nas ONGs? Contexturas: O ensino de artes em diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 229 CARVALHO, Caê Garcia. Entre práticas e representações: o bairro do Engenho Velho da Federação segundo candomblecistas (do Terreiro do Cobre) e evangélicos (da Igreja Universal) / Caê Garcia Carvalho - Salvador, 2016. 228 f CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. LANDER, Edgardo; CASTRO-GÓMES, Santiago. A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 1- 128. CERNEV, Francine Kemmer. A motivação de professores de música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação (dissertação mestrado em música), Instituto de Arte, Universidade Federal do rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. COHEN, Renato. Performance como linguagem: Criação de um tempo-espaço de experimentação 1. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2002. DALMAZ, Dayane Santos Silva; HIDALGO, Angela Maria; NUNES, César Aparecido. A Proposta de Desenvolvimento Rural e de Educação da Fao Nos Anos 1950 e na Atualidade: Forjando Consensos Como Disfarce Social. Educ. rev., UFMG, Belo Horizonte, v. 34, e177436, 2018. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982018000100125&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Feb. 2020. Epub Mar 05, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698177436. DECI, E. L. & RYAN, R. M. (2000). The ‘‘what’’ and ‘‘why’’ of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11, 227–268 DECI, E. L; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum, 1985. DECI, E. L. et al. Motivation and education: the self-determination perspective. Educational Psychologist, v. 26, n. 3, p. 325-346, 1991. DECI, E. L; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: Human. 2000c. DECI, E. L; RYAN, R. M. Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, 49(3), del otro”.In: LANDER, Edgardo (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências, p.182–185. (2008). DECI, E. L; RYAN, R. M. Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, 49(3), 182–185. (2008). https://doi.org/10.1037/a0012801 DEVINE, J.; Camfield, L. & Gough, I. (2006). Autonomy or dependence – or both? Perspectives from Bangladesh. [paper 13]. WeD - Wellbeing in Developing Countries - ESRC Research Group, 1-38. 230 DÖRING, K. Cantador de Chula: O samba antigo do Recôncavo. 1. ed. Salvador, BA: Pinaúna, 2016. 256 p. DUARTE Junior, João Francisco. Por que arte- Educação? Campinas-SP, Papirus, 1991. FERNANDES, Rubem Cesar. O que é o terceiro setor. Ed. Paz e Terra, 1997. FIGUERÊDO, Michal Siviero. Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de educação musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia. 145 f. il. 2009. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador. FIGUERÊDO, Michal Siviero. Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de educação musical com idosos, Salvador, Edufba, 2014. FITTIPALDI, V. P. P. Formaria a mídia um gosto musical? Cadernos do Colóquio, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/coloquio/article/view/105. Acesso em: 30 jul. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários a prática docente. Paz e Terra. São Paulo 1996 GREBE, María Ester. Aspectos culturales de la musicoterapia: algunas relaciones entre antropología, etnomusicología y musicoterapia. Revista Musical Chilena; 31(139-140): 92-107, 1977. GRIGOROWITSCHS, Tamara. O conceito "socialização" caiu em desuso? Uma análise dos processos de socialização na infância com base em georg simmel e george h. mead. Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2008. V. 29, n. 102 [Acessado 10 Agosto 2021], p. 33-54. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000100003>. Epub 06 Jun 2008. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000100003. GROSSO, Maria Alexandra P. C. (Org.). Sistema de informação e sua utilidade para a administração da arte e da cultura: um estudo de caso no Coral CESUMAR. Revista CESUMAR - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. V.8, n. 2, Maringá: Massoni, 2004. GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986. GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica [en linea]. 2004, 17(2).43-150[fecha de Consulta 16 de Julio de 2021]. ISSN: 0102-7972. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18817202 231 GUIMARÃES, Sueli E. R. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003 HENNION, Antoine. Reflexividades. A atividade do amador. Estudos de Sociologia, [S.l.], v. 1, n. 16, p. 33-58, mar. 2014. ISSN 2317-5427. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235305>. Acesso em: 21 jul. 2021. _______________. Music and Mediation: Toward a New Sociology of Music. In: Martin Clayton, Trevor Herbert e Richard Middleton (eds.). The Cultural Study of Music: a critical introduction. New York: Routledge, p.80-91, 2003. _______________. Pragmática do Gosto. Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio Rio de Janeiro. nº8, jan/jul, 2011, pp.253-277 HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A Música e o Risco. São Paulo: Edusp. 2006. HOEBEL, ADAMSON E. E. Frost, Everett L. Antropologia Cultural e Social. São Paulo: Cultrix, 1976. KELLER, Marcello Sorce. Musica e sociologia. Milano: Ricordi. 1996. HOLLER, Marcos. Uma história de cantares de Sion na terra dos brasis: a música na atuação dos jesuítas na América Portuguesa (1549-1759). Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2006. HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora Unicamp, 2010. HOLLER, Marcos. A documentação jesuítica do séc. XVI: uma possibilidade de integração entre a musicologia histórica do Brasil e dos países da América espanhola In: IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica, 2015, Pirenópolis. Anais, p.65 – 71, 2015. JUNQUEIRA, João Carlos, "Rescuing Tradition at the Pierre Verger Cultural Space: Teachingand Learning Afro-Brazilian Culture Through Music in Brazil" (2010).Musicology GraduateTheses&Dissertations. University of Colorado at Boulder. Disponível em: <https://core.ac.uk/reader/54848180#related-papers> acesso em: 10/08/2021. KLEBER, Magali Oliveira. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. 2006. 334f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós Graduação em Música, Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. LAKSCHEVITZ, Eduardo. Um canto comum: percebendo o coro de empresa como um mundo artístico. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2009. 232 LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. LEAL, E. A., Miranda, G. J., & Carmo, C. R. S. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 24(62), 162-173. 2013. LIGIÉRO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas afro brasileiras. Revista Pós Ciências Sociais V. 8 N. 16, p.129 – 144, 2011. LIGIÉRO, Zeca. Batucar-cantar-dançar: Desenhos das performances africanas no Brasil. Aletria: Revistas de estudos da Literatura. V. 21 n. 1, p.133 – 144, 2011. LOPES, Aaron Roberto de Mello. “Tudo nosso, nada deles”: A importância do pagode baiano na construção da identidade musical de crianças no Engenho velho de Brotas – Salvador. 262 f. Il. 2015. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. LUCAS; G; QUEIRO, L; PRASS, L; RIBEIRO, F; AREDES, R. Culturas musicais afro brasileiras: perspectivas para concepções e práticas etnoeducativas em música. In LÜHNING, Angela; TUGNY, Rosângela Pereira de. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, p. 237-276, 2016. LÜHNING, Angela. Memórias do Engenho Velho de Brotas, Salvador: Fundação Pierre Verger, 2009. LÜHNING, Angela. Nem centro, nem periferia: sociabilidade, cultura e mundos sonoros em bairros populares em Salvador. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, [S.l.], p. 86-109, out. 2016. ISSN 2446-5356. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/3865>. Acesso em: 10 ago. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i3.3865. LÜHNING, Angela. Pierre Fatumbi Verger e sua obra. Afro-Ásia, n. 21-22, p. 315-364, 1998- 1999. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20971/13574> acesso em: 26/01/2020 LÜHNING, Angela; LOPES, Aaron; DINIZ, Flávia. Mundos musicais de crianças moradoras de comunidades negras de Salvador: desafios éticos e metodológicos do pesquisador. In: Anais XXIV do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Música – São Paulo – 2014. Web. 10 Ago. 2021 LÜHNING, Angela Elisabeth; MATA, Sivanilton Encarnação da. Casa de Oxumarê: os cânticos que encantaram Pierre Verger. Salvador: Vento Leste, 2010. 233 MACHADO, Aline Maria Batista. O Percurso Histórico Das Ongs No Brasil: Perspectivas E Desafios No Campo Da Educação Popular. Universidade Federal da Paraíba –– João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012 – Anais Eletrônicos – ISBN 978-85-7745-551-5 MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 61-72, 2008. MARINHO, Vanildo Marinho; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva (Orgs.). Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Edit. Universitária da UFPB, 2005. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. MATHIAS, N. Coral: um canto apaixonante. Brasília: Musimed, 1986. MEDEIRO, Marília Salles Falci. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 33, n. 1, p. 78-86, 2002 MELO, Gustavo José Jaques de. Samba junino: o samba duro e o São João de Salvador. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduação em Música, Salvador, 2017. MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad Argentina: Ediciones del signo, 2010. MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p. 71-103, 2005. MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008. MIGNOLO, Walter D. Historias locales/disenos globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo Madrid: Akal, 2003. MIRANDA, Eduardo Oliveira. Experiências do corpo-território: possibilidades afrobrasileiras para a Geografia Cultural. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, p.116-128, jul./dez. 2017. Disponível em: <http://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/6621/5096 >. MONTAÑO, Carlos. O Terceiro Setor e a questão social: Crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002. MORAES, Maria Cândida e Almeida, Maria da Conceição de, Os Setes Saberes Necessários da educação do presente: Por uma educação transformadora; Wak editora. Rio de Janeiro. 2012. 234 MORIN, Edgar. Os Setes Saberes Necessários da educação do futuro; trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez/ Unesco, 2011. MORIN, Françoise (org.) In: BASTIDE, Roger; VERGER, Pierre. Diálogo entre filhos de Xangô. Correspondência 1947- 1974. São Paulo: Edusp, 2017. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1988 NASCIMENTO, Roseli Machado Lopes do. Arte-educação nos contextos de periferias urbanas: um desafio social. Dissertação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, departamento de CIENCIAS SOCIAIS Instituição Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2010. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Trion, 1999. NICOLESCU, Basarab, O Manifesto da Transdisciplinaridade, SãoPauloTriom1999 Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN – 978-85-87691-13-2]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: 16/06/2018. NOGUEIRA, Sidnei, Intolerância religiosa. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020. NOVAES, Sylvia Cauby. Jogo de espelhos: imagens da representação de si através dos outros. São Paulo: Edusp, 1993. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. A teoria da degenerescência na fundação da psiquiatria brasileira: contraposição entre Raymundo Nina Rodrigues e Juliano Moreira. Psychiatry on line Brazil, 6: 1-14, 2001.Extraído em [http://www.polbr.med.br/arquivo/ wal1201.htm]. Acesso em: [21 de julho de 2021]. OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis: Vozes, 1987. PARO, Elizabete Angela. Novos Mundos Possíveis: o Canto Coral como Arte e Resistência Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. PEREIRA, Éliton; VASCONCELOS, Miriã; e. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. Revista Música Hodie, [s. l.], v. 7, n. 1, 2007. doi: 10.5216/mh.v7i1.1763. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1763. acesso em: 10 ago. 2021. PEREIRA, Eric Hora Fontes. Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Estado da Bahia. Salvador, 2014. 235 PESTANA, C. N. S. O papel dos trabalhos de casa no processo ensino- aprendizagem: análise da motivação para a realização das tarefas extraescolares em dois contextos de ensino diferenciados (Dissertação de Mestrado). Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Lisboa, Portugal. 2013. PIERITZ, Vera Lúcia Hoffmann. Relações humanas e sociais. Indaial: Uniasselvi, 2012. PINTO, Tiago de Oliveira. Som e música. Questões de uma antropologia sonora. Revista Antropologia, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 222-286, 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 77012001000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em 23 mai. 2020. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 117-142, 2005. QUIJANO, Aníbal. "Colonialidad del poder y clasificación social". Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017. RAMOS, Estela. Bairros negros: uma lacuna nos estudos urbanísticos um estudo empírico conceitual no bairro do Engenho Velho da Federação, (Tese) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia). Salvador-BA, 2013. RASSLAN, Manoél Câmara. Painéis FUNARTE de Regência Coral (1981-1989): de política cultural à política curricular / Manoél Câmara Rasslan. Campo Grande, MS, 161, 2013. REEVE, J M. Motivação e emoção. Trad. Luís Antônio Fajardo Pontes, Stella Machado. Rio de Janeiro: LTC. (2006). RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RYAN, R. M. e Col. Intrinsic motivation and exercise adherence. International Journal of Sport Psychology, Roma, v. 28, p. 335-354, 1997. RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-Regulation and the Problem of Human Autonomy: does psychology need choice, self-determination, and will? Journal of Personality, v. 74, n. 6. P. 1- 30, 2006c. RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68- 78, 2000b. 236 RYAN, R. Self-Determination Theory and Wellbeing. WeD Research Review, v. 1, p. 1-2, 2009. RYAN, R.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 54-67, 2000a. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. SANTOS, Elisama da Silva Gonçalves. Educação Musical em Projetos Sociais: Os Saberes Docente em Educação, Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014 SANTOS, Giovana Inácio dos, GOULART, Josiel Eilers e FABER, Marcos Emílio Ekman, Teologia Da Libertação: Resistência Intelectual Nos Anos De Chumbo Revista Historiador. Número 02. Ano 02 Dez. de 2009. Disponível em: http://www.historialivre.com/revistahistoriador SEEGER, A. (2008). Etnografia da música. Cadernos De Campo. São Paulo, 1991, 17 (17), p. 237-260. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p237-260 SETTON, M. da G. J. As religiões como agentes da socialização. Cadernos CERU, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 15-25, 2008. DOI: 10.1590/S1413-45192008000200002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/11855. Acesso em: 16 jun. 2021. SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP, 1991. SILVA, Alexandre Dias da. Música e Projetos sociais na favela da Maré: Reflexões para estudo de caso sobre a prática musical das ONGS que atuam na Maré. In: ENECULT, 6, 2010, Salvador. Anais…, v. 1. Salvador: 2010. SILVA, José Augusto Medeiros; AMORIM, Wellington Lima. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012 SILVA, Lucinete Aragão Mascarenhas e. Musicoterapia na terceira idade: a influência do canto coral na qualidade de vida do idoso. Anais I CNEH. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24548>. Acesso em: 10/11/2021 14:02 SILVA, Marli; WENDT, Guilherme; ARIGIMON, Irani I. L. A teoria da autodeterminação e as influências socioculturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 351-369, ago. 2010 SOUZA, Luciana Karine de; GAUER, Gustavo. Uma história do conceito de amizade. Amizade em contexto: desenvolvimento e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. 237 SOUZA, J. V.; KLEBER, M.; NASCIMENTO, A. D.; QUINTAL DE FREITAS, Maria de Fátima; WEILAND, R. L.; MACIEL, E. M.; FIALHO, V. M. S. Música, Educação e Projetos Sociais. 1. ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014. v. 1. 168p. SOUZA, J. V.; Música em projetos sociais: a perspectiva da sociologia da educação musical. In: Jusamara Souza; Magali Kleber; Antônio Dias Nascimento; Maria de Fátima Quintal de Freitas; Renate Lizana Weiland; Edineiram Marinho Maciel, Vania Malagutti Fialho. (Org.). Música, Educação e Projetos Sociais. 1 ed.Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014, v., p. 11-26. SOUZA, J. V.; SPECHT, A. C. (Org.) . Cultura, currículo, escola: projetos e experiências de professores com temas transversais. 1. ed. Porto Alegre: Scientific/Scibooks, 2014. v. 1. 102p SOUZA, Jussara; Música em projetos sociais: a perspectiva da sociologia da educação musical. In: SOUZA, Jussara; et al. Música, Educação e Projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editoria, 2014. SOVIK, Liv. Os projetos culturais e seu significado social. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553, [S.l.], n. 27, jun. 2014. [Acessado 10 Agosto 2021], pp. 172-182. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982- 25542014110411>. SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente; (trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho). São Paulo: Moderna, 2013. TAVARES, Cláudio Tuiuti. Afoché – ritmo bárbaro da Bahia. Revista O Cruzeiro, 25/05/1948. Fotos - Pierre Verger. TEIXEIRA, M. L.; ZACCARELLI, L. M. Os desafios da atuação socialmente responsável. In: HANASHIRO, D. M. M. et al. (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. cap.5, p.155-180. VASCONCELOS, Miriã; PEREIRA, Éliton. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitário. Revista Música Hodie, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/mh.v7i1.1763. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1763. Acesso em: 16 jun. 2021. VENANCIO, Ana Teresa A. As faces de Juliano Moreira: luzes e sombras sobre seu acervo pessoal e suas publicações. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.36, p.59-73, jul./dez. 2005. In: Biblioteca digital FGV. Online. Capturado em 5 fev. 2013. Disponível na Internet: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2241/1380 VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 3. ed. ampl. São Paulo: Atlas, 2003. ZANDER, Oscar. Regência coral. Porto Alegre: Movimento, 2003 238 ZANINI, C. R. O. O Coro Terapêutico: um olhar do musico terapeuta para o idoso no novo milênio 143 f, 2002. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música e Artes Cênicas. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2002 SITES ALCIONE (CANTORA). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alcione_(cantora)&oldid=61694739>. Acesso em: 23 jul. 2021. ALEXANDRE CARLO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alexandre_Carlo&oldid=61327153>. Acesso em: 6 jun. 2021. AMADO BATISTA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Amado_Batista&oldid=61264278>. Acesso em: 28 mai. 2021. NOITE DE BLUES NO TEATRO VILA VELHA. In: BLOGDOVILA, 2021. Disponível em: 02 ago. 2021. https://blogdovila.blogspot.com/2012/10/noite-de-blues-no-teatro-vila-velha.html?m=0 CÁSSIA ELLER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=C%C3%A1ssia_Eller&oldid=61743374>. Acesso em: 30 jul. 2021. CAUBY PEIXOTO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cauby_Peixoto&oldid=61733211>. Acesso em: 29 jul. 2021. CORO (MÚSICA). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Coro_(m%C3%BAsica)&oldid=59444858>. Acesso em: 25 set. 2020. DANIELA MERCURY. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Daniela_Mercury&oldid=61708859>. Acesso em: 26 jul. 2021. DONA IVONE LARA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dona_Ivone_Lara&oldid=61734639>. Acesso em: 29 jul. 2021. ELZA SOARES. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Elza_Soares&oldid=61733388>. Acesso em: 29 jul. 2021. GILBERTO GIL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gilberto_Gil&oldid=61461609>. Acesso em: 24 jun. 2021. 239 LINIKER (ARTISTA). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Liniker_(artista)&oldid=61657835>. Acesso em: 19 jul. 2021. MARGARETH MENEZES. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Margareth_Menezes&oldid=61233204>. Acesso em: 24 mai. 2021. MARIENE DE CASTRO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mariene_de_Castro&oldid=61155937>. Acesso em: 15 mai. 2021. MILTON NASCIMENTO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Milton_Nascimento&oldid=61735042>. Acesso em: 29 jul. 2021. MR. DAN. In: DECKDISC. Disponível em: http://deckdisc.com.br/ah-mr dan/#:~:text=Dan%20na%20Web-,Mr.,Marvin%20Gaye%20e%20Stevie%20Wonder. NEGRA LI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Negra_Li&oldid=61529754>. Acesso em: 3 jul. 2021. PAOLA CARLA, MKMUSIC. Disponível em: https://www.mkmusic.com.br/cast/paola carla/#:~:text=Moradora%20ilustre%20de%20Guapimirim%20(interior,eu%20ainda%20era%20uma%20 crian%C3%A7a. PAULA FERNANDES. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Paula_Fernandes&oldid=61546095>. Acesso em: 5 jul. 2021. PÉRICLES (CANTOR). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=P%C3%A9ricles_(cantor)&oldid=61687533>. Acesso em: 23 jul. 2021. SANDRA DE SÁ. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sandra_de_S%C3%A1&oldid=61735246>. Acesso em: 29 jul. 2021. SEU JORGE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Seu_Jorge&oldid=61734092>. Acesso em: 29 jul. 2021. STRANGE FRUIT. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Strange_Fruit&oldid=55249594. Acesso em: 23 mai. 2019. TÁSSIA REIS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%A1ssia_Reis&oldid=61450562>. Acesso em: 23 jun. 2021. 240 VANESSA DA MATA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vanessa_da_Mata&oldid=61508342>. Acesso em: 30 jun. 2021. WILSON SIMONAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Wilson_Simonal&oldid=61735334>. Acesso em: 29 jul. 2021. VIDEOS A ALMA DA GENTE. Direção: Helena Solberg. Produção: Helena Solberg; David Meyer (Documentário). Rio de Janeiro: 2013, 1 DVD (82 min). SILVA, Sandra Felicidade Lopes da. Transdisciplinaridade e Cooperação. 2013. (16m23s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S7eyOQblfvA. Acesso em: 20 jun. 2018. VIDEOS DO CORAL VERGEIO CANTADO O TEMPO É REI O CÉU É BLUES. In: YOUTUBE. Disponível em: 02 ago. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=Lb_YZelcLAY ENSAIO NO PÁTIO. In: YOUTUBE. Disponível em: 02 ago. 2021. https://youtu.be/nhNE4kfdCDo Acesso em: 02 ago. 2021. ESPETÁCULO RESGATA A HISTÓRIA DO BLUES. In. A TARDE. Disponível em: 02 ago. 2021. https://atarde.uol.com.br/cultura/noticias/1439834-espetaculo-resgata-a-historia-do-blues Acesso em: 02 ago. 2021. ESPETÁCULO "EU SOU O BLUES" RESGATA HISTÓRIA DO GÊNERO MUSICAL AMERICANO. In: LEIAMAISBA. Disponível em: 02 ago. 2021. https://leiamaisba.com.br/2012/10/29/espetaculo-eu sou-blues-resgata-historia-do-genero-musical. Acesso em: 02 ago. 2021.pt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/8326291087449214pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ossimar Franco DISSERTAÇÃO.pdf8,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.