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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeras, Renata Meira-
dc.creatorOliveira, Rafael Anunciação-
dc.creatorLima, Nátali de Carvalho-
dc.creatorSantos, Milena Amorim dos-
dc.creatorNascimento, Taynah da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:13:21Z-
dc.date.available2022-05-31T16:13:21Z-
dc.date.issued2022-02-
dc.identifier.citationVERAS, R. M.; OLIVEIRA, R. A.; LIMA, N. de C.; SANTOS, M. A. dos; NASCIMENTO, T. da S. Estratégias de combate ao racismo no ensino superior: uma revisão integrativa. Revista África e Africanidades, v. 14, p. 154-169, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2354pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35393-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the strategies developed in Brazilian universities in order to combat racism. Integrative review work, in which Capes Portal and Scielo Databases were used for data collection. The descriptors “racism”, “combat”, “strategies”, “actions”, “higher education” and “university” were used. The final sample consisted of 19 articles and it was possible to observe three categories of strategies to combat racism. Universities have an important role in implementing affirmative action programs for access and permanence in higher education. However, strategies to combat racism in the university context need to be more extensive to the community and more disseminated for greater awareness and participation of everyone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista África e Africanidadespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subject.otherRacismpt_BR
dc.subject.otherHigher Educationpt_BR
dc.subject.otherAffirmative Actionspt_BR
dc.subject.otherUniversitypt_BR
dc.titleAs estratégias de combate ao racismo no ensino superior: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeStrategies to combat racism in higher education: an integrative reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue41pt_BR
dc.citation.spage154pt_BR
dc.citation.epage169pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.46696/issn1983-2354.raa.2022v14n41.ed-fev2022.p154.169pt_BR
dc.description.resumoAnalisar as estratégias de combate ao racismo desenvolvidas nas universidades brasileiras. Trabalho de revisão integrativa, no qual recorreu-se ao Portal Capes e à base de dados SciELO para levantamento de dados. Foram utilizados os descritores “racismo”, “combate”, “estratégias”, “ações”, "ensino superior" e "universidade".: A amostra final foi composta de 19 artigos, nos quais observou-se três categorias de estratégias no combate ao racismo. A universidade tem importante papel na efetivação dos programas de ações afirmativas para acesso e permanência no ensino superior. No entanto, as estratégias de combate ao racismo nesse espaço precisam ser mais extensivas à comunidade e divulgadas para maior conscientização e participação de todos.pt_BR
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