Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34973
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da literatura infantil como recurso pedagógico lúdico na aquisição da leitura por crianças da escola pública do ensino fundamental I
Autor(es): Conceição, Camila Magalhães Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Ana Katia Alves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Katia Alves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pena, Anderson
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Raquel Nery Lima
Resumo: Este trabalho monográfico defende o uso da Literatura Infantil como recurso pedagógico lúdico na aquisição da leitura de crianças da rede pública de ensino fundamental I. O problema encontrado aqui é que as crianças de escolas públicas apresentam dificuldades no processo de aprendizagem da leitura. Por isso, o objetivo geral, é compreender como a literatura infantil influência de forma lúdica na aquisição da leitura por crianças de escolas públicas. Para mergulhar nesse tema, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico extenso sobre a história da Literatura Infantil universal e brasileira. Foram definidos alguns conceitos que se fazem necessários para fortalecer o tema aqui proposto. Mostrou a importância do uso da ludicidade para inserir a Literatura Infantil na vida de uma criança. Ficou sugerido como os adultos devem trabalhar a questão da leitura através da Literatura Infantil, em espaços e posturas diferentes. Ficou proposto por fim, a construção de um grupo de iniciação de científica da UFBA, para colocar as ideias em pratica nas escolas públicas, para provar a eficácia do que foi proposto aqui.
Abstract: This monographic work defends the use of Children's Literature as a resource playful pedagogical in the acquisition of reading by children in the public school system fundamental I. The problem encountered here is that public school children present difficulties in the process of learning to read. Therefore, the general objective is to understand how children's literature influences in a playful way in the acquisition of reading by children from public schools. To delve into this topic, First, an extensive bibliographic survey was carried out on the history of of Universal and Brazilian Children's Literature. Some concepts were defined necessary to strengthen the theme proposed here. showed the importance of use of playfulness to insert Children's Literature in a child's life. Stayed suggested how adults should work the issue of reading through Literature Children, in different spaces and postures. Finally, it was proposed to build a a scientific initiation group from UFBA, to put the ideas into practice in the public schools, to prove the effectiveness of what has been proposed here.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Leitura
Crianças da rede pública
Ludicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34973
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de CAMILA MAGALHAES OLIVEIRA CONCEICAO.pdf824,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.