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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação nas dimensões das tecnologias
Autor(es): Nascimento, Débora de Jesus
Primeiro Orientador: Ramos, Menandro Celso de Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Menandro Celso de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Jamile
metadata.dc.contributor.referee3: Bordas, Miguel Angel García
Resumo: Esta pesquisa monográfica investigou a respeito dos aparatos tecnológicos que a humanidade vem dispondo por meio de suas invenções e reinvenções que tem possibilitado a inteligência humana ser potencializada dispondo a humanidade por meio do desenvolvimento de diversas tecnologias uma remixada nas estruturas arregimentadas na sociedade, tornando possível a emancipação humana por meio da multireferencialidade que este ambiente de mudanças proporciona, anunciando alterações de uma cultura centralizadora unilateral, para a cultura colaborativa universalizante que emergiu a sociedade na descrita era digital, propiciada pelos sistemas de aperfeiçoamento humanos e da infinidade de tecnologias possíveis no panorama atual da cibercultura, mas sobre todo este espectro de universalidade, a sobrevoam. A massificação da utilização deste recursos não estariam assegurando uma efetividade ainda incabível sobre os mesmos? E efetividade da apropriação e assimilação dos indivíduos tem sido levada em conta? Estes recursos aumentam a probabilidade de sucesso ou a sua efetividade? Para isto na pesquisa de caráter bibliográfico o método investigativo foi utilizado. Pretendendo assim, relacionar a tecnologia como nexo fundamental para a compreensão dos processos de abertura, plurissignificação e reconceituação da cultura e dos processo de autonomia do conhecimento, bem como da educação, acesso e produção dos conhecimentos disponíveis a cada indivíduo, para isso a compreensão da historicidade dos processos, instrumentos e das relações que cada período histórico desenvolve uma composição de tecnologias das quais a apropriação e seu poder muitas vezes restringemse as elites e as classes mais abastadas, que se utilizam delas para o reforço das desigualdades e para a reprodução da riqueza desta forma a perspectiva desses históricos são fundantes para uma reflexão sobre o papel que as tecnologias desenvolvem sobre o agrupamento humano.
Abstract: This monographic research investigated about the technological devices that the humanity has been making available through its inventions and reinventions that it has made it possible for human intelligence to be potentiated by making humanity available through of the development of several technologies a remixed in the regimented structures in society, making human emancipation possible through the multiplicity of referentiality that this environment of changes provides, announcing changes in a one-sided centralizing culture, to the universalizing collaborative culture that society emerged in the described digital age, provided by the human improvement and the infinity of technologies possible in the current scenario of cyberculture, but over this whole spectrum of universality, fly over it. The mass use of these resources would not be ensuring an effectiveness still incapable about them? And effectiveness of appropriation and assimilation of individuals has been taken into account? These features increase the likelihood of success or its effectiveness? For this, in the bibliographic research, the investigative method was used. Intending to relate technology as a fundamental nexus for understanding of the processes of opening, pluri-signification and reconceptualization of culture and processes autonomy of knowledge, as well as education, access and production of knowledge available to each individual, for this the understanding of the historicity of the processes, instruments and relationships that each historical period develops composition of technologies whose appropriation and power are often restricted to the elites and wealthier classes, who use them to reinforce inequalities and for the reproduction of wealth in this way, the perspective of these historical data are foundations for a reflection on the role that technologies develop on the human grouping.
Palavras-chave: abertura
cibercultura
: educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34972
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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