Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34452
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Corpo/ensino/aprendizagem/metáfora por procedimento metafórico: Uma composição didático-metodológica para o ensino de dança |
Authors: | Ramos, Sueli Machado |
metadata.dc.creator: | Ramos, Sueli Machado |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta-se como uma proposta para o ensino de Dança e Movimento, expondo uma sistematização metodológica de aprendizagem por meio de metáforas. Uma hipótese é a de que o ensino de Dança por meio de metáforas verbais e gestuais pode contribuir para que o conhecimento seja autoconhecimento (SANTOS, 1988). A sistematização proposta busca, por meio de gestos e falas em aulas de Dança, a reconstrução entre conhecimento-como-regulação e conhecimento-comoemancipação (SANTOS, 1996). Segundo Lakoff e Johnson (2002), as metáforas são parte da nossa vida cotidiana, das nossas ações, dos modos como apreendemos e conceitualizamos o mundo. Rengel (2007; RENGEL et al., 2019, 2015) avança a partir dos estudos do linguista cognitivo George Lakoff e do filósofo cognitivo Mark Johnson, afirmando a importância de compreender que o corpo conhece seja o mundo, os objetos, os outros, a dança por um processo cognitivo denominado de procedimento metafórico do corpo. Neste estudo, a experiência por meio do procedimento metafórico do corpo, bem como a criação de imagens (BITTENCOURT, 2012), transformam-se em objeto de estudo. A pesquisa realizou uma organização sistematizada (HOLLIDAY, 2006) de modos de dizer e de propor gestos, mediante a utilização de metáforas aqui apresentadas por intermédio de um "Pequeno Glossário Ilustrado de Metáforas" e um plano de curso. Traz como resultados a correlação entre procedimentos técnicos e processos artísticos compositivos, articulando-os entre os conhecimentos teórico práticos e a experiência cotidiana. |
Keywords: | Dança - Estudo e ensino Metáforas Procedimento Metafórico do Corpo Sistematização |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34452 |
Issue Date: | 4-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Sueli Ramos.pdf | 969,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.