Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34213
metadata.dc.type: Tese
Título : Quatro ensaios sobre uma tese: entre o circo e o butô, erro e errância em processos de criação e ensino-aprendizagem nas artes da cena
Autor : Borges, Cecilia de Almeida
metadata.dc.creator: Borges, Cecilia de Almeida
Resumen : Ensaio como método da linguagem teatral de investigar, criar, escolher e conhecer processos estéticos. Ensaio também como forma de organizar pensamentos e experiências criativas pessoais e compartilhadas com estudantes da graduação em artes cênicas da UnB (Universidade de Brasília), onde sou professora efetiva desde 2010. São quatro ensaios sobre uma hipótese: as noções de erro e errância podem contribuir para a atuação, seja em processos de ensino-aprendizagem ou no âmbito profissional das artes cênicas? No primeiro ensaio, falo sobre minha experiência com a trupe brasiliense Circo Udi Grudi dialogando com a noção de erro na comicidade. No segundo ensaio, exploro a noção de errância no contexto do butô. No terceiro, trago as noções de erro e errância para processos de ensino-aprendizagem nas artes cênicas. O quarto ensaio é um relato reflexivo sobre processos criativos pessoais atravessados por ambas noções durante o período da pesquisa.
Palabras clave : circo; butô; ensino-aprendizagem; erro; errância
metadata.dc.subject.cnpq: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34213
Fecha de publicación : 10-sep-2021
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Quatro ensaios sobre uma tese Cecilia A Borges versão banca de defesa REVISADA FINAL NC.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.