Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33843
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A produção do conhecimento na casa de samba de Santiago do Iguape: uma abordagem multireferencial das relações ensinar/aprender
Autor(es): Martins, Tamires Fraga
Autor(es): Martins, Tamires Fraga
Abstract: O presente trabalho tem como objeto a produção e a difusão do conhecimento através da Casa de Samba do Iguape a partir da abordagem multirreferencial das relações ensinar/aprender. O objetivo geral deste estudo foi compreender a Casa de Samba do Iguape enquanto espaço multirreferencial de aprendizagem e lócus de resistência sociocognitiva, étnico-racial e religiosa, com foco nos processos de ensino-aprendizagem a partir das memórias e da produção do conhecimento na referida comunidade. Os caminhos metodológicos se deram pela perspectiva fenomenológica, através da pluralidade dos olhares e das leituras do real-concreto, tendo como base a etnopesquisa através dos etnométodos. Essa análise possibilitou o aprofundamento dos conceitos acerca dos espaços multirreferenciais de aprendizagem, a origem das casas de samba e, mais especificamente, da Casa de Samba do Iguape. Compreendendo a arte como difusora do conhecimento, a partir do samba chula que, através das relações intergeracionais, da representação feminina e da ancestralidade remonta-se, portanto, a poiesis dos grupos de samba de roda Geração do Iguape e Juventude do Iguape. Dado o exposto, a pesquisa versou sobre as tentativas em compreender a Casa de Samba, partindo das mais variadas pedagogias, a fim de entrelaçar a produção e difusão do conhecimento com as relações ensinar/aprender numa comunidade quilombola.
Palavras-chave: Samba-Chula
Produção do Conhecimento
Multirreferencialidade
Quilombo
Santiago do Iguape
CNPq: Ciências Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33843
Data do documento: 3-Ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Tamires 2017.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.