Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Angela-
dc.contributor.authorDantas, Matheus-
dc.creatorDantas, Matheus-
dc.date.accessioned2021-05-11T13:10:51Z-
dc.date.available2021-05-11T13:10:51Z-
dc.date.issued2021-05-11-
dc.date.submitted2010-03-31-
dc.identifier.issn780.89-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33382-
dc.description.abstractAnton Walter Smetak (1913-1984), um suíço naturalizado brasileiro, foi professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia de 1957 a 1894, desenvolvendo uma extensa obra durante a referida época. Os Violões de Microtom smetakianos, fenômeno surgido e desenvolvido por Smetak e um grupo de musicistas, durante a década de 1970, foi configurado através de interrelação de princípios como: a idéia de instrumento coletivo associada à improvisação musical em grupo; o aproveitamento sistemático do microtonalismo enquanto sistema de organização de alturas sonoras em adição ao convencional sistema temperado de afinação; uma configuração estética ligada á arte contemporânea e ao experimentalismo; o intenso diálogo sociocultural entre os ambientes populares e eruditos das músicas brasileiras, proporcionando uma diluição de possíveis fronteiras entre as referidas subáreas das produções musicais. Esta dissertação tem como objetivo investigar os diversos níveis processuais do fenômeno Violões de Microtom de Walter Smetak, através dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica acerca do contexto histórico e sociocultural, com foco nas interfaces artísticas e estéticas do Brasil no século XX; pesquisas bibliográfica, discográfica, videográfica e em acervo acerca de Walter Smetak e sua obra bem como acerca dos Violões de Microtom smetakianos; entrevistas com pessoas que tiveram contato com Smetak durante sua estada na Bahia; entrevistas com pessoas que participaram de atividades com os Violões de Microtom smetakianos. Nesse sentido, este trabalho contribui de maneira substancial para uma melhor compreensão da obra de Walter Smetak, bem como registra pioneiramente uma investigação acadêmica acerca dos violões microtonais smetakianos e suas principais implicações frente às práticas musicais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Anton Walter Smetak (1913-1984) was a swissborn naturalized as brazilian, He was a teacher at Escola de Música da Universidade Federal da Bahia’ from 1957 to 1984 and developed a broader work during that time. The Violões de Microtom smetakianos, was a phenomenon emerged and developed by many groups of people during the 1970’s, it was configured through the interrelation of principles, such as: the idea of collective instruments associated to the musical improvisation groups; the systematic utilization of the microtonalism as a system of sound pitch organization in addition to the conventional tempered system of tunning; An aesthetical configuration regarding contemporary and experimental art; the intense dialogues between the environments of popular and erudite Brazilian music, providing a dilution of boundaries between these sub areas of musical production. The main objective of this work is the investigation of the various process levels of the phenomenon Violões de Microtom of Walter Smetak, through the following procedures: bibliographic research about the historic and cultural context, with focus on the artistic and aesthetic interfaces of Brazil in XX century; bibliographic, discographic, videographic and heritage research about Walter Smetak and his work, as well as about the Smetak’s Violões de Microton; interviews with people that had contact whit Smetak during the time he lived in Bahia; interviews with people that participated of Smetak’ Violões de Microton activities. This work contributes in a substantial way to a better understanding of Walter Smetak’s work, it also is pioneer in registering an academic investigation about the Smetak’s microtonal guitars and its main implications to the musical practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectWalter Smetakpt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectInstrumento coletivopt_BR
dc.subjectViolões de microtompt_BR
dc.titleWalter Smetak e os violões de microtompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesScarassatti, Marco Antônio-
dc.contributor.refereesCosta Lima, Paulo-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEtnomusicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus_VERSAO_final_abril21_atualizada em 11-04.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.