https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32995| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Interface educação e saúde: concepções controvérsias sobre o TDAH |
| Autor(es): | Abdon, Camila Jones |
| Autor(es): | Abdon, Camila Jones |
| Abstract: | O trabalho monográfico que se segue possui como objeto de estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De natureza qualitativa,objetivou identificar qual a concepção sobre o TDAH dos profissionais especializados que trabalham com esse Transtorno na perspectiva de contribuir para a formação dos profissionais de educação. O estudo se deu através de um contexto de vida real no qual entrevistas foram aplicadas com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos; esses expuseram suas concepções a respeito do “transtorno” ou suposto transtorno para alguns, tendo assim, controvérsias a serem debatidas. Esse trabalho expõe também opiniões de diversos autores sobre a medicalização e os efeitos dessa para o desenvolvimento escolar. Como resultado do trabalho de pesquisa teórico e empírico se observou, no que diz respeito à concepção, diagnóstico, tratamento ou até a própria existência do TDAH, que ainda não se tem comprovações científicas suficientes que argumentem tal existência. Portanto, tema polêmico e de grande relevância para a reflexão no âmbito da educação e da saúde. |
| Palavras-chave: | TDAH Concepção Medicalização |
| País: | brasil |
| Sigla da Instituição: | UFBA - FACED |
| metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32995 |
| Data do documento: | 2011 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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