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Tipo: Dissertação
Título: Exercício de fonação em canudo comercial: estratégia protetora da voz em professores
Autor(es): Cabral, Rafael
Autor(es): Cabral, Rafael
Abstract: INTRODUÇÃO: A saúde vocal é considerada um aspecto importante da saúde geral e qualidade de vida do professor, pois a voz é o seu principal instrumento de trabalho. É necessário discutir métodos de intervenção e implantação de propostas preventivas de atuação na saúde vocal do professor, tornando imperativa a prevenção e evitando o distúrbio de voz relacionado ao trabalho. OBJETIVO: Investigar os efeitos do exercício de fonação em canudo comercial como estratégia protetora da voz em professores. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo de intervenção, pré e pós-teste, com um grupo único de sujeitos, cego ao avaliador. Participaram 29 professores de um colégio da rede pública estadual de ensino de Salvador, Bahia. Os participantes foram solicitados a executar o exercício de fonação em canudo imerso a uma garrafa com água, no início do turno de trabalho, por quatro semanas consecutivas. Utilizou-se o parâmetro “grau de severidade global” da escala CAPE-V para a avaliação perceptivoauditiva; o protocolo ITDV e os efeitos vocais autorreferidos para observar a autoavaliação; e os parâmetros acústicos (F0, jitter, shimmer, ruído e proporção GNE) do programa Voxmetria. RESULTADOS: Houve melhora na qualidade vocal com redução da média do grau geral de alteração na escala CAPE-V, com significância estatística (p= 0,01). Verificou-se uma diminuição média do escore do ITDV após a intervenção com significância estatística. Depois da intervenção os efeitos com os maiores índices autorreferidos foram “melhora na voz”, “menor cansaço” (ambos com 37.9%), “menor rouquidão” (34,5%), “conforto vocal” (27,6%) e “voz mais potente” (20,7%). Na comparação dos parâmetros acústicos, constatou-se redução estatisticamente significante dos indicadores shimmer (p=0,04), ruído (p=0,02) e irregularidade (p=0,03) e aumento do GNE (p = 0,02). Os demais parâmetros investigados não diferiram significantemente (p > 0,05). CONCLUSÃO: O presente estudo demonstrou que a intervenção utilizada promoveu efeitos positivos na qualidade vocal dos professores participantes, reforçando a hipótese que a técnica pode ser utilizada como recurso protetivo para a voz do professor.
Palavras-chave: Treinamento da voz
Fonoaudiologia
Voz
Docentes
Saúde do Trabalhador
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31583
Data do documento: 9-Mar-2020
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