Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31174
metadata.dc.type: Outros
Título : Pesquisa de avaliação da Educação Superior: do diagnóstico ao debate sobre diversidade
Autor : Sgorla, Fabiane
Fagundes, Bárbara Gasparoni
metadata.dc.creator: Sgorla, Fabiane
Fagundes, Bárbara Gasparoni
Resumen : Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (Nau) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é explorar os dados qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade. O desafio foi fazer a leitura dos comentários registrados nos “espaços abertos” que aparecem nas sequência das questões quantitativas (notas de 1 a 5). Os comentários de estudantes e professores da Fabico (Departamento de Informação - DCI e o Departamento de Comunicação - Decom), de 2017, 2018 e 2019, foram categorizados (BARDIN, 2011) a partir das mensagens mais frequentes. Os registros dos discentes permitiram a formação de nove categorias e os registros dos docentes de seis. Entre elas emergiram problemáticas relacionadas à diversidade e ao preconceito nos relacionamentos institucionais. Como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a discriminação e a intolerância na Universidade, o Nau/Fabico realizou um seminário, com o titulo “Diversidade em sala de aula”, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva e positiva sobre as temáticas.
Palabras clave : Avaliação institucional
Pesquisa qualitativa
Discentes
Docentes
Diversidade
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31174
Fecha de publicación : oct-2019
Aparece en las colecciones: Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PESQUISA-DE-AVALIAÇÃO-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-DO-DIAGNÓSTICO-AO-DEBATE-SOBRE-DIVERSIDADE.pdf481,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.