Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31174
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | Pesquisa de avaliação da Educação Superior: do diagnóstico ao debate sobre diversidade |
Autor : | Sgorla, Fabiane Fagundes, Bárbara Gasparoni |
metadata.dc.creator: | Sgorla, Fabiane Fagundes, Bárbara Gasparoni |
Resumen : | Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (Nau) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é explorar os dados qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade. O desafio foi fazer a leitura dos comentários registrados nos “espaços abertos” que aparecem nas sequência das questões quantitativas (notas de 1 a 5). Os comentários de estudantes e professores da Fabico (Departamento de Informação - DCI e o Departamento de Comunicação - Decom), de 2017, 2018 e 2019, foram categorizados (BARDIN, 2011) a partir das mensagens mais frequentes. Os registros dos discentes permitiram a formação de nove categorias e os registros dos docentes de seis. Entre elas emergiram problemáticas relacionadas à diversidade e ao preconceito nos relacionamentos institucionais. Como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a discriminação e a intolerância na Universidade, o Nau/Fabico realizou um seminário, com o titulo “Diversidade em sala de aula”, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva e positiva sobre as temáticas. |
Palabras clave : | Avaliação institucional Pesquisa qualitativa Discentes Docentes Diversidade |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31174 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PESQUISA-DE-AVALIAÇÃO-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-DO-DIAGNÓSTICO-AO-DEBATE-SOBRE-DIVERSIDADE.pdf | 481,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.