Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31138
Tipo: Outros
Título: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE uma realidade pouco explorada: pesquisa de campo em IES no interior do Ceará
Autor(es): Souza, Aline Alves Siridó de
Agrello, Marisa Pascarelli
Martins, Adriana Pinto
Leitão, Bruna Florêncio
Autor(es): Souza, Aline Alves Siridó de
Agrello, Marisa Pascarelli
Martins, Adriana Pinto
Leitão, Bruna Florêncio
Abstract: O objetivo deste estudo foi verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. Atualmente, este exame é utilizado como insumo principal para a formatação dos indicadores de qualidade da educação superior. Dentro das Instituições de Educação Superior (IES) essa política avaliativa é amplamente discutida, principalmente pela sua formatação, que envolve diretamente os estudantes. Ao avaliar o estudante para aferir a IES, esse processo encontra uma fragilidade no tocante à responsabilização do estudante, que para obtenção do grau acadêmico tem que ter prestado o exame (caso seja ciclo avaliativo do curso) independente de seu desempenho. Para a IES é importante que seus estudantes ajuizados tenham desempenhos satisfatórios, pois os resultados refletirão a qualidade da educação ofertada pela instituição. Desta forma, a IES investe às coordenações de curso responsabilidades no acompanhamento e avaliação pedagógica. Desta forma, a proposta deste trabalho é pesquisar juntos aos sujeitos investidos pela Legislação Educacional, especificamente os coordenadores de curso, se o ENADE reflete o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. A pesquisa foi aplicada com a participação de 13 coordenadores de curso, que participaram do ENADE nos ciclos 2013, 2014 e 2015. A pesquisa apresentou resultados que refletem que os coordenadores reconhecem a importância da Avaliação da Educação Superior, mas não conhecem a legislação que regula. Apresentou, ainda, que a percepção dos coordenadores é que o ENADE não reflete a qualidade do ensino em uma Instituição de Educação Superior – IES.
Palavras-chave: Educação Superior
Avaliação
ENADE
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31138
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.