https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24920| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis |
| Autor(es): | Abreu, Caio Almeida |
| Autor(es): | Abreu, Caio Almeida |
| Abstract: | O número de smartphones em uso no Brasil chega a 168 milhões. Esse é um valor crescente e que traz consigo uma vasta gama de aplicativos móveis pertencentes a diferentes domínios, tais como: educacionais, sociais, bancários, entre outros. Surge então a necessidade de garantir que a usabilidade de um aplicativo adeque-se ao seu domínio. No domínio educacional, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Dessa maneira, esta pesquisa teve o objetivo de adaptar e avaliar heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais ao domínio infantil. Para tal, buscou-se trabalhos relacionados que apresentassem heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais. Dado que não foram encontradas heurísticas de usabilidade específicas para o domínio educacional infantil, foi realizada busca na literatura para identificar elementos caracterizadores do domínio educacional infantil. A partir desse conjunto de dados, foi proposto um novo conjunto de heurísticas para avaliar a usabilidade de aplicativos móveis educacionais, considerando as características intrínsecas ao público infantil. Por fim, foram realizadas avaliações das heurísticas com especialistas em Interação Humano-Computador/Informática na Educação e profissionais em Educação Infantil para averiguar a relevância do conjunto proposto. Posteriormente, foram conduzidas novas avaliações de usabilidade com crianças para avaliação dos aplicativos móveis desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa: o Fantastic Pirates, projetado sob a aplicação das heurísticas propostas; e o Fantastic Pirates Educator, aplicativo de suporte ao anterior para uso dos educadores. Desse modo, o conjunto de heurísticas de usabilidade concebido poderá ser utilizado por pesquisadores e desenvolvedores no design e avaliação da interação de aplicativos móveis educacionais infantis. |
| Palavras-chave: | Heurísticas Interação Criança-Computador Software Educacional Design de interação e crianças Interação Humano-Computador Usabilidade |
| CNPq: | Ciência da Computação |
| País: | Brasil |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.program: | Engenharia da Computação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24920 |
| Data do documento: | 2017 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia da Computação (Escola Politécnica) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_Final_Caio_Abreu_.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.