Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Emanoel Luís Roque-
dc.contributor.authorSantana, Maiara Damasceno da Silva-
dc.creatorSantana, Maiara Damasceno da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-02T15:17:50Z-
dc.date.available2017-03-02T15:17:50Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.date.submitted2015-09-02-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21595-
dc.description.abstractA pesquisa em questão descreve os processos nativos de aprendizagem entre os Kariri-Xocó, população indígena localizada em uma área urbana da cidade de Porto Real do Colégio, no estado de Alagoas. Neste trabalho, o corpo é tratado como principal ferramenta para entender como se constitui a pessoa Kariri-Xocó, seu modo de pensar a si e os outros, e seus modos de aprender. O interesse do estudo emergiu da necessidade de refletir sobre os “processos próprios de aprendizagem” indígenas, aspecto presente em alguns textos de ordem legal ao reportar-se a Educação Escolar Indígena, bem como em função das lacunas existentes em abordagens sobre essa temática. Para tanto, lança-se mão da etnografia e das técnicas de observação participante, conversação e entrevistas abertas, além do diálogo com os campos da Etnologia Indígena e da Antropologia da Educação. Foi possível perceber, que os Kariri-Xocó possuem formas próprias de aprender, que se configuram através do acesso e participação nas práticas. A aprendizagem que é possível através do fumo, dos sonhos, do silêncio, dos sinais dos animais, dificilmente poderia adentrar ao espaço escolar e atender os objetivos de uma educação diferenciada que “respeite os processos próprios de aprendizagem”. Esta, porém, não é uma demanda dos Kariri-Xocó. Eles não estão preocupados que essas formas de aprendizagens façam parte do seu currículo escolar, desejam, no entanto, assegurar que suas formas próprias de aprender continuem a existir, o que significa assegurar também a existência da sua origem. A noção de origem enquanto coisa de raiz, aquilo que vem de dentro, surge como elemento central para refletir sobre os processos nativos de aprendizagem e suas implicações com o que vem de fora.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research describes native processes of learning among the Kariri-Xocó, indigenous population located in an urban area of Porto Real do Colégio, city located in the state of Alagoas. In this work, the body is treated as the main tool to understand how is the person Kariri-Xocó, its way of thinking about itself and the others, and its learning ways. The interest in this study came from the need of reflecting about the indigenous “processes of learning”, aspect present in some texts of legal nature to refer intself to indigenous school education, as well as on the gaps in approaches to this theme. Therefore, we worked with the ethnography and participant observation techniques, conversation e open interviews, beyond dialog with the fields of indigenous ethnology and anthropology of education. It was possible to realize that the Kariri-Xocó people have their own ways of learning, which are set through the access and participation in practices. The learning that is possible through the smoke, dreams, silence and animals‟ signs, could be hardly used in school and fulfill the objectives of a different education that “respects its own processes of learning”. However, this is not a Kariri-Xocó‟s demand. They are not concerned about these learning ways being part of their school curriculum, however, they want to assure that their own learning ways continue to exist, what means to assure the existence of their own origin. The notion of origin as root thing, which comes from within, appears as central element to reflect about the native processes of learning and their implications with what comes from outsidept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCabeça-secapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectKariri-Xocópt_BR
dc.subjectOrigempt_BR
dc.subjectDried-Headpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectOriginpt_BR
dc.titleOs Kariri-Xocó na sementeira: processos nativos de aprendizagem e perspectiva corporalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Ana Maria Rabelo-
dc.contributor.refereesVieira, Marina Guimarães-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdf_11,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.