Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Hernane Barros de Borges-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira-
dc.creatorRodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-05-02T15:39:41Z-
dc.date.available2016-05-02T15:39:41Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.date.submitted2015-12-18-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19035-
dc.description.abstractEsta Tese propõe um modelo para análise de redes na saúde baseada em um trabalho de campo que estuda as interações entre ensino e serviço de saúde. Estratégia que permite problematizar as aprendizagens nas unidades de saúde em parcerias com Secretarias de saúde, municipal ou estadual; nesse contexto o processo de produção de saúde (como manifestação de produção de conhecimento) exige uma compreensão ampliada do “objeto do trabalho”, pensado como uma síntese entre riscos, vulnerabilidade e enfermidade, que se encontram encarnados em sujeitos concretos. Propomos um modelo misto, baseado na Metodologia da Análise de Redes Sociais articulado com a Análise Hermenêutico-Dialética, por meio da analise do fluxo de informação e da difusão de conhecimento entre os sujeitos que fazem o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde), que ao ser reaplicado, auxilie os sujeitos envolvidos nas redes de saúde a compreender como se constituem relações entre os atores, os fluxos de informação e a difusão de conhecimento no processo de produção de saúde. Utiliza-se como técnicas de coleta de dados principais: entrevista semiestruturada e questionário. Os sujeitos do estudo estão distribuídos em três grupos de representação: I – Tutores, II - Preceptores e III - alunos bolsistas/voluntários do PET-Saúde. A análise e interpretação do material empírico foi orientada pela triangulação dos métodos - Análise Hermenêutica-Dialética e Análise de redes sociais. Os resultados mostraram uma nova abordagem epistemológica frente aos sistemas de representação social que resultou em um Modelo para análise da produção do conhecimento e do fluxo de informação em redes na saúde. Palavras-chave: Sistema de Representação. Conhecimento. Interação ensino-serviço. PET-Saúde. Análise de Redes Sociais. Hermenêutica-Dialética.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This thesis proposes a model for network analysis in health and had as field study the interaction between education and the health service. Strategy that allows problematized learning in health unit locations through partnership agreements with health municipal or state secretariats. In this context the health production process requires a broader understanding of the work object, thinking as a synthesis of risk, vulnerability and illness, embodied in concrete subjects. We propose, through the analysis of information flow and dissemination of knowledge among the subjects that make the Education Program for Health Work (PETHealth) a mixed model, based on the methodology of Social Network Analysis articulated with Hemeneutic-Dialectic Analysis. When the model is reapplied, it assists those involved in health networks to understand how to establish relationships between the actors, the flow of information and dissemination of knowledge in the health production process. It is used as the main data collection techniques: semi-structured interview and questionnaire. The study subjects are divided into three representative groups: Group I - Tutors, group II - Preceptors and group III - scholarship students / volunteers PET-Health. The analysis and interpretation of empirical material was guided by triangulation of the methods - Hermeneutic Dialectic Analysis and Social Network Analysis. The results showed a new epistemological approach to social representation systems which resulted in a model for knowledge production and information flow in health networks analysis. Keywords: Representation. System. Knowledge. Teaching and service interaction. PETHealth. Social Network Analysis. Hermeneutic-Dialectic.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esta tesis propone un modelo para análisis de redes en salud basada en un trabajo de campo que estudia interacciones entre la enseñanza y el servicio de salud. Estrategia que permite problematizar los aprendizajes en las unidades de salud asociadas a las Secretarías de Salud municipal y estadual, en ese contexto el proceso de producción de salud (como expresión de producción de conocimiento) exige una comprensión amplia del “objeto de trabajo”, pensado como la síntesis entre riesgos, vulnerabilidad y enfermedad que están encarnadas en sujetos concretos. Proponemos un modelo mixto, basado en la metodología de Análisis de Redes Sociales articulado con Análisis Hermenéutico-Dialéctica, a través del estudio de flujos de información y de difusión de conocimiento entre los sujetos que son parte del Programa de Educación para el Trabajo en Salud (PET-Salud), que al ser re-aplicado, apoye a los sujetos vinculados en las redes de salud a comprender como se configuran las relaciones entre actores, flujos de información y difusión de conocimiento en el proceso de producción de salud. Se emplean como técnicas de recolección de datos principalmente la entrevista semi estructurada y el cuestionario. Los sujetos del estudio están distribuidos en tres grupos representados así: I-Tutores, II- Receptores y III- alumnos becarios/voluntarios del PETSalud. El análisis y la interpretación del material empírico fueron orientados por la triangulación de los métodos de Análisis Herméutico-Dialéctico y el Análisis de representación de redes sociales. Los resultados mostraron un nuevo abordaje epistemológico frente a los sistemas de representación social que se consolidó en el Modelo para análisis de producción de conocimiento y flujo de información en las redes de Salud. Palabras claves: Sistema de Representación. Conocimiento. Interacción Enseñanza-Servicio. PET-Salud. Análisis de Redes Sociales. Hermenéutica–Dialéctica.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociais - Análisept_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrograma de Educação pelo Trabalho para a Saúdept_BR
dc.subjectSistema de representaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectInteração ensino-serviçopt_BR
dc.subjectPET-Saúdept_BR
dc.subjectAnálise de Redes Sociaispt_BR
dc.subjectHermenêutica-Dialéticapt_BR
dc.subjectRepresentation systempt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectTeaching and service interactionpt_BR
dc.subjectPET-Healthpt_BR
dc.subjectSocial network analysispt_BR
dc.subjectHermeneutic-Dialecticpt_BR
dc.subjectSistema de representaciónpt_BR
dc.subjectConocimientopt_BR
dc.subjectInteracción enseñanza-serviciopt_BR
dc.subjectPET-saludpt_BR
dc.titleModelo para análise do fluxo de informação e da difusão do conhecimento na interação ensino-serviço: uma experiência a partir do PET-Saúdept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Eliane Santos-
dc.contributor.refereesSouza, Eliane Santos-
dc.contributor.refereesRibeiro, Núbia Moura-
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesSantos, Adriano Maia dos-
dc.contributor.refereesCunha, Francisco José Aragão Pedroza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESEANAÁUREA18122015.pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.