Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11239
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Entre a Casa de Farinha e a estrada Bahia-Feira: experiências camponesas de conflito e sociabilidade na garantia da sobrevivência, Feira de Santana, (1948 – 1960)
Autor : Silva, Andréa Santos Teixeira da
metadata.dc.creator: Silva, Andréa Santos Teixeira da
Resumen : Os trabalhadores camponeses e produtores de farinha de mandioca de Feira de Santana são analisados nesta dissertação, com vistas à compreender suas experiências em torno do processo de reconstrução da estrada Bahia-Feira, no período entre 1948 e 1960. Ao privilegiar a análise da vida destes, utilizou-se como fonte principal seus depoimentos, apreendendo também a visão do grupo sobre sua profissão e o cotidiano a ela relacionado, os conflitos e as formas de sociabilidade. Em boa medida, a redefinição do traçado da via modificou intensamente as relações locais, inclusive as formas de trabalho, antes vigentes na zona rural feirense, assim como está intrinsecamente relacionada à expansão urbana e industrial da cidade. Paralelamente a este processo, os camponeses buscaram estratégias de luta e de sobrevivência, através de variados mecanismos, defendendo seus interesses e fazendo leituras sobre o ocorrido.
Palabras clave : Trabalhadores camponeses
Farinha de mandioca
Estrada Bahia-Feira
Road Bahia-Feira
Camponses workers
Editorial : Programa de Pós- Graduação em História da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11239
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao Andrea Silvaseg.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.