DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11793

Title: A formação de professores de educação física: a mediação dos parâmetros teórico-metodológicos
Authors: Santos Júnior, Cláudio de Lira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Keywords: Formação de professores;Educação física;Mediação;Parâmetros teórico-metodológicos;Teachers' upbringing;Parameters theoretician-methodological;Mediation;Physical education
Issue Date: 2005
Abstract: O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na área de concentração Educação, sociedade e práxis pedagógica, especificamente na linha de pesquisa Educação Física & Esporte e Lazer e no Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Tem como objeto de estudo a formação dos professores e os parâmetros teórico-metodológicos. Problematiza a formação a partir da critica as condições de oferecimento dos cursos e da produção do conhecimento científico sobre a temática formação de professores nas licenciaturas e na educação física no Brasil. Investiga a base teórico metodológica de três cursos na Bahia, uma instituição particular e duas públicas estadual e federal e pergunta sobre as bases sob as quais estes cursos estão avaliando e propondo reconceptualização ou reformulação curricular para enfrentar as contradições internas aos cursos apontadas e processos avaliativos. Para questionar o que está posto considera a crise mais geral do capital suas expressões e mediações na formação humana através do projeto de mundialização da educação e sua expressão na formação de professores e a necessidade da definição de um projeto histórico como horizonte para a formação, bem como, de parâmetros teóricometodológicos que ajudem a compreender e agir no real na perspectiva da transformação social. Após analisar os dados concretos e teorizar sobre parâmetros teórico-metodológicos é defendida a referencia da dialética materialista histórica para construção da unidade metodológica, ou unidade do ensino, para o enfrentamento e superação das atuais contradições presentes na formação de professores de educação física que contribuem para desqualificar o educador em sua formação acadêmica.
Description: 194 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11793
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese_Claudio Santos Junior.pdf812.65 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA