Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9930
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estágio universitário remunerado e a questão da precarização: análise da situação dos estudantes de Economia da UFBA nos anos de 2004 e 2005
Autor(es): Pinto, Jeane Almeida Costa
Autor(es): Pinto, Jeane Almeida Costa
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as grandes mudanças ocorridas no mercado de trabalho decorrentes das transformações recentes do capitalismo, entre elas, a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo. Estas incidem sobre a produtividade, a competitividade e o lucro, os quais, visando sua expansão, provocam a flexibilização das relações de trabalho. Como conseqüência, tem ocorrido uma crescente precarização do mercado de trabalho. É neste escopo que será inserido o objeto de estudo desta monografia, o estágio estudantil, que se insere também neste ambiente de precarização. Para as empresas o estágio universitário, utilizado em condições precárias, é fator de redução de custos com o fator trabalho. Assim, procura-se esclarecer qual o significado do estágio e como ele pode contribuir para a qualificação do estudante quando se tornar um profissional, comparado com a realidade enfrentada pelos estudantes nas empresas. Em particular estuda-se a situação dos estudantes da Faculdade de Economia da UFBA nos anos de 2004 e 2005.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Precarização
Estágio universitário
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9930
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeane Pintoseg.pdf245,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.