Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9919
Título: Microcrédito no Brasil: estreitando seu propósito à melhoria da eficiência alocativa no mercado de crédito e desmitificando seu caráter social compensatório
Autor(es): Belitardo, Leonardo Andrade
Autor(es): Belitardo, Leonardo Andrade
Abstract: Este trabalho analisa o ambiente em que atuam as organizações de microcrédito através do enfoque das estruturas ineficientes do mercado de crédito. Enfatiza o caráter estrutural do microcrédito como mecanismo capaz de amenizar os custos de transação envolvidos neste mercado. Analisa em que medida as tecnologias desenvolvidas especificamente para o microcrédito são capazes de reduzir a assimetria de informação entre os atores, restringindo as possibilidades de atitudes oportunistas por parte dos agentes. Dessa forma, trata o microcrédito como um mecanismo eficiente de melhoria das falhas do mercado de crédito, devendo ser entendido como parte integrante de um programa de desenvolvimento e ampliação das oportunidades dos negócios, do emprego e da renda, que tem como alvo os microempreendimentos. Portanto, descaracteriza o microcrédito enquanto política pública compensatória, pois não visa corrigir as desigualdades sociais provocadas pela dinâmica econômica através de reparação, mas proporcionar melhores condições às microempresas para aproveitarem as oportunidades no campo dos negócios a partir da melhoria do acesso ao crédito.
Palavras-chave: Microcrédito
Mercado financeiro
Empréstimos
Pequenas e médias empresas
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9919
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BELITARDO, L. A._MICROCRÉDITO NO BRASIL_AVALIAÇÃO DOS SEUS M.pdf301,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.