Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9787
Título: Informalidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS): caracterização e comparação das ocupações autônomas e assalariada sem carteira de trabalho assinada – 1997 – 2005
Autor(es): Moreira, Jailton Rodrigues
Autor(es): Moreira, Jailton Rodrigues
Abstract: Este Trabalho tem como objetivo caracterizar as ocupações autônoma e assalariada sem carteira assinada em empresas privadas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), bem como estudar as flutuações destas ocupações face às oscilações da atividade econômica na RMS no período 1997-2005. Introduziu-se a discussão com base no referencial teórico da informalidade. A análise dos segmentos “autônomo” e “assalariado privado sem carteira assinada”, categorias ocupacionais da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), permite apontar, entre os principais resultados, que estas ocupações possuem, em média, um rendimento real que não ultrapassa, quando muito, 50% do observado nos segmentos “assalariado privado com carteira assinada” e “assalariado do setor público”. Pôde-se apontar, também, a influência da atividade econômica da RMS, identificada pelo movimento da taxa de desemprego, sobre as flutuações das ocupações em estudo, sendo que os segmentos “autônomo para a empresa” e “assalariado privado sem carteira assinada” mostraram-se menos sensíveis às oscilações da taxa de desemprego que o segmento “autônomo para o público”.
Palavras-chave: Informalidade
Mercado informal
Trabalho assalariado
Trabalhador autônomo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9787
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jailton Moreiraseg.pdf276,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.