Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9537
Tipo: Tese
Título: Outro Kaspar: a língua como recurso ao ator para a elaboração de um ser ficcional no palco a partir de peças-faladas (Sprechstücke) de Peter Handke
Autor(es): Dantas, Cristina Leite
Autor(es): Dantas, Cristina Leite
Abstract: A presente tese investiga a função da língua no trabalho do ator a partir da Sprechstück, Peça-Falada, Kaspar, do dramaturgo austríaco Peter Handke, sobretudo o seu tratamento dado à língua alemã. Dessa forma, com o intuito de fazer uma experimentação com os elementos constituintes da língua, a fonética, a sintaxe e a semântica, foi feita uma pesquisa prática com o idioma português concomitante aos estudos teóricos. Assim, elaborou-se outro texto como variante daquele intitulado Outro;Kaspar, com a finalidade de instigar o ator à atividade de composição de um ser ficcional no teatro. A referida pesquisa contribuiu para fortalecer a discussão sobre a autenticidade do ator na cena por meio da sua subjetividade e para o ator perceber as ilimitadas maneiras de processar as inúmeras personagens que vier a criar ou encontrar na dramaturgia contemporânea, dentro de uma perspectiva eminentemente singular que Handke apresenta com a sua concepção do papel da língua e a nova função que atribui ao ator.Palavras-chave: Ator. Teatro. Língua. Peter Handke. Kaspar Hauser.
Palavras-chave: Teatro
Personagens
Peter Handke
Formação
Língua falada
Crítica e interpretação
Atores e atrizes de teatro
Ator
Língua
Kaspar Hauser
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9537
Data do documento: 9-Abr-2013
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristina Leite Dantas.pdf17,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.