Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9305
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A cláusula rebus sic stantibus, a teoria da pressuposição e a teoria da base do negócio jurídico em face da doutrina nemo potest venire contra factum proprium : o primado da coerência e as situações de certeza subjetiva
Título(s) alternativo(s): Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Souza, Wagner Mota Alves de
Autor(es): Souza, Wagner Mota Alves de
Abstract: O presente trabalho propõe-se a realizar uma análise sobre uma situação conflituosa que se revela quando as teorias da pressuposição, da base negocial e a cláusula rebus sic stantibus são interpretadas à luz da doutrina venire contra factum proprium. Estas influentes e intrigantes teorias que flexibilizaram o cumprimento dos contratos e tolheram o seu poder de coerção sobre as partes contratantes, em princípio, permitiriam que estas atuassem de modo contraditório (pelo menos sob o prisma objetivo) ao pretender o desfazimento do vínculo negocial. De outro lado, a doutrina acima referida busca vedar comportamentos contraditórios nas relações jurídicas. Assim, após discorrer brevemente sobres as teorias e doutrina mencionadas, será buscada uma resposta a este aparente impasse, apontando-se a necessidade de compatibilização entre estas teorias.
Palavras-chave: Direitos civis
Obrigações (Direito)
Responsabilidade (Direito)
Editora / Evento / Instituição: Centro Editorial e Didático da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9305
Data do documento: Jan-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wagner Mota Alves de Souza - Artigo.pdf89,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.