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Título: Biocombustíveis: estratégia de longo prazo do governo Lula e a barreira da concorrência internacional comparativa
Autor(es): Passos, Daniel Sampaio
Autor(es): Passos, Daniel Sampaio
Abstract: Este trabalho se destina a ampliar as informações para a base estratégica de produção de combustível renovável, procurando desmistificar a implementação de projetos equivocados que fazem do mercado de biocombustíveis o ícone de soluções para tudo e todos os problemas sociais, ambientais e econômicos, através de levantamento bibliográfico. A produção de biocombustíveis tem um potencial estratégico muito grande para o mercado nacional e internacional de energia, mas não adianta apenas produzir com eficiência concentrando a produção em regiões que historicamente são destinos de investimentos externos diretos. A matriz energética é vasta e o Brasil possui vantagem comparativa nesse setor e em vários outros. Alguns aspectos assumem relevância nesse papel, primeiro o papel do governo de criar o mercado institucionalizado, segundo o conhecimento acumulado com o Proálcool, terceiro a necessidade de que os biocombustíveis sejam reconhecidos como commodities e, quarto, a relação diplomática no mercado internacional para facilitar a divulgação e a troca de experiências em pesquisas e desenvolvimento, equacionando com outros países como produtores de biocombustíveis. Fundamentado na pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica e documental, de ordem quantitativa da demanda de biocombustíveis, e, qualitativa, centrada em sistemas que visem a determinar a importância do mercado institucional dos países envolvidos na produção, consumo e comércio dos biocombustíveis.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Mercado institucionalizado
Integração de redes
Commoditização
. Sistema de agronegócio
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9229
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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