Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9218
Tipo: Dissertação
Título: Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade
Autor(es): Pereira, Adalberto da Palma
Autor(es): Pereira, Adalberto da Palma
Abstract: Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ainda o labor de Mário de Andrade enquanto gestor público, no mesmo período em São Paulo, ao fomentar a criação dos Parques Infantis de modo a atender aos filhos do operariado, neles inserindo o ensino das danças populares em sua rotina didática. Diferentemente de sua acepção tradicional, o conceito Dança Dramática aqui se converte em pressuposto pedagógico centrado na corporalidade presente em sua imbricação popular de canto, dança e representação. A lógica pedagógica se estabelece como construção em contextos comunitários de uma corporalidade cidadã e se atualiza no diálogo com os estudos corporais recorrentes às Artes Cênicas contemporâneas. Esta investigação busca inserir as Danças Dramáticas no atual ensino brasileiro por considerá-las capazes de dialogar metodologicamente com os tópicos análogos constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do MEC.
Palavras-chave: Danças Dramáticas do Brasil
Mário de Andrade
Corporalidade
Educação
Arte-educação
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9218
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Adalberto Pereira1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.