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Tipo: Dissertação
Título: Concepções da educação na perspectiva do lazer: um estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana /BA
Autor(es): Nogueira, Suzana Alves
Autor(es): Nogueira, Suzana Alves
Abstract: Esta pesquisa trata de uma investigação no âmbito do lazer para as pessoas com deficiência intelectual inseridas numa instituição de ensino especializado. A partir de situações problemas vivenciadas, percebeu-se que há uma necessidade em realizar estudos dessa natureza, já que é visível a existência de uma compreensão reduzida da comunidade escolar frente às concepções de lazer, em que muitos educadores, pais e os próprios sujeitos com deficiência intelectual, desconhecem a importância do lazer no desenvolvimento pessoal e social das pessoas. A partir dessa realidade, o estudo tem como objetivo compreender e analisar as concepções da educação na perspectiva do lazer na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana (APAE). Como opção teórica metodológica a pesquisa caracteriza-se em um estudo de caso, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Através da análise documental do Projeto Político Pedagógico da referida instituição, da análise do conteúdo das entrevistas realizadas com os alunos com deficiência intelectual, das mães desses alunos, dos professores e das coordenadoras pedagógicas e da análise descritiva da ação pedagógica dos professores, concluiu-se que a concepção dos atores sociais da APAE acerca da educação na perspectiva do lazer resume-se às aulas de educação física desenvolvidas na instituição e a eventos isolados de datas comemorativas. Diante desse contexto, as reflexões existentes nesse estudo versam acerca de evidências mencionando que as atividades de lazer devem atender o ser humano na sua totalidade, a partir de uma relação com os aspectos motores, cognitivos e sócio-afetivos que podem ser alcançados com as atividades de lazer.
Palavras-chave: Educação especial
Deficientes mentais
Lazer e educação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8881
Data do documento: 2011
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