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Tipo: Dissertação
Título: Estudo de indicadores de desempenho da atividade do ombudsman em empresas de serviços
Autor(es): Ladeira, Virginia Guimarães
Autor(es): Ladeira, Virginia Guimarães
Abstract: Este trabalho de pesquisa com caráter exploratório tem como objetivo central conhecer como as empresas privadas prestadoras de serviço avaliam o desempenho do ombudsman de cliente. Para tanto, foi feito um levantamento dos indicadores usados por um grupo de dez organizações, no qual apenas uma delas não é privada, mas não possui o monopólio do serviço avaliado e, portanto, está sujeita à competição do mercado. A fundamentação teórica do estudo foi construída a partir da abordagem dos conceitos de satisfação do consumidor, justiça (distributiva, interpessoal e processual) confiança e comprometimento e suas influências no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos duradouros entre fornecedores e consumidores. A análise dos dados obtidos mostra que as empresas que adotam a instituição do ombudsman mensuram seus resultados com foco na estrutura e nas atividades operacionais, apenas organizações mais maduras na utilização do ombudsman avaliam sua influência na manutenção do relacionamento com os consumidores.
Palavras-chave: ombudsman
satisfação do consumidor
confiança do consumidor
comprometimento do consumidor
consumer satisfaction
consumer trust
consumer commitment
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8350
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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