Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os doutores palhaços: vetores e hospedeiros de uma saúde contagiosa? Técnicas de humor e palhaçaria em educação médica: uma revisão sistemática de literatura
Autor(es): Conti Filho, Augusto
Autor(es): Conti Filho, Augusto
Abstract: INTRODUÇÃO: Desde a divulgação do trabalho do médico Patch Adams, que ganhou grande repercussão a partir da publicação de seus livros, e do filme “Patch Adams: O amor é contagioso”, dirigido por Tom Shadiac, e também apesar das as experiências de sucesso com resultados obtidos por grupos de palhaçaria espalhados pelo mundo, esta abordagem ainda não faz parte de maneira concreta dos cursos de graduação em medicina. OBJETIVO: Avaliar a partir de revisão sistemática de literatura as aplicabilidades das técnicas de utilização do humor e da arte do palhaço (“clown”) na educação médica. MÉTODOS: Tipo de estudo - Revisão sistemática de literatura; Estratégia de busca - Busca ativa em bases de dados: MEDLINE (Pubmed), Scielo, LILIACS, BIREME, Google Acadêmico, Interface e Portal de Periódicos Capes. Critérios para seleção dos estudos - ESTUDOS - Ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, corte transversal, estudos quase experimentais de comparação interna e externa, estudos qualitativos e relatos. PARTICIPANTES - Estudantes de medicina, internos e médicos residentes. INTERVENÇÕES - uso de técnicas de humor e palhaçaria ("clown") na educação médica; RESULTADOS e DISCUSSÃO: Foram selecionados 8 artigos. Houve uma carência de estudos que tenham intervenções mais controladas. O cruzamento dos sentidos e experiências dos estudantes e profissionais na arte clown permitiu argumentar e encontrar explicações lógicas para potenciais as seguintes aplicabilidades: humanização da formação acadêmica e profissional; ampliação das habilidades de comunicação e empatia médica; enfrentamento às condições adversas inerentes à medicina; superação de limites pessoais; resignificação do olhar sobre o processo doença-saúde; sensação de bem estar e transformação da atmosfera dos ambientes de prática em hospitais universitários. CONCLUSÕES: As informações até hoje publicadas ainda não são suficientes para que haja um claro entendimento das aplicabilidades destas técnicas na educação médica. Isto porque, apesar de relativamente bem aceitas, entre estudantes e profissionais de saúde, estudos mais controlados que possam nortear um uso cada vez mais seguro, objetivo e eficiente são requeridos.
Palavras-chave: Relação médico-paciente
Educação médica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8300
Data do documento: 31-Jan-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusto Conti Filho.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.