Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7952
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento e terceirização: estudo de caso da área de desenvolvimento de sistemas da secretaria da fazenda, Bahia
Autor(es): Queiroz, Raimunda Maria Brito de
Autor(es): Queiroz, Raimunda Maria Brito de
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da terceirização para a Gestão do Conhecimento em uma estrutura administrativa de desenvolvimento de sistemas em tecnologia da informação, no setor público. Esta perspectiva abrange o entendimento sobre os mecanismos da gestão do conhecimento e o papel dos profissionais de tecnologia da informação na Organização, na Área e no ciclo de desenvolvimento de sistemas; busca analisar os ativos intangíveis representados pelo capital estrutural, de relacionamento e intelectual e o modelos de terceirização utilizados na Secretaria da Fazenda, Órgão integrante da Administração Pública Direta do Estado da Bahia, para a contratação de desenvolvimento e manutenção de sistemas em tecnologia da informação. O trabalho está fundamentado por um quadro teórico, baseado nos conceitos sobre gestão do conhecimento e seus ativos intangíveis, sobre a terceirização, os modelos e restrições legais no âmbito público e o contexto organizacional da tecnologia da informação, tendo como foco o desenvolvimento de sistemas. Foi realizada uma pesquisa de campo aplicada, na qual se abordou o problema como um estudo de caso exploratório e de cunho quali-quantitativo, privilegiando um entendimento analítico e suportado por observação, pesquisa documental e entrevistas efetuadas com o superintendente, diretor, gerentes, líderes de sistemas e gestores de sistemas da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA). O instrumento de pesquisa utilizado baseia-se em Rossatto (2003), que propõe três constructos: capital estrutural, capital de relacionamento e capital intelectual. Foram aplicados questionários seguindo o enquadre desses constructos e as respostas foram categorizadas e analisadas. Os resultados encontrados indicam a necessidade de uma efetiva gestão dos ativos intangíveis, apresentam os efeitos gerados pela terceirização nas fases do ciclo de desenvolvimento de sistemas e como o modelo de terceirização atual tem contribuído para o escape do conhecimento da Instituição e entrega de serviços em desacordo com o prazo e qualidade. Traz também contribuições de melhoria tendo em perspectiva o ambiente de desenvolvimento de sistemas e o processo “fim a fim” de gestão das demandas em tecnologia da informação.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Ativos Intangíveis
Capital Estrutural
Capital de Relacionamento e Capital Intelectual
Terceirização no Setor Público
Tecnologia da Informação
Área de Desenvolvimento de Sistemas
Knowledge Management
Intangible Assets
Structural Capital
Relationship Capital and Intellectual Capital
Outsourcing in the public sector
Information Technology (IT)
Information Systems Development
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7952
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gggggg.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.