Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6687
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Do Surrealismo em David Lynch
Título(s) alternativo(s): ARS
Autor(es): Tavares, Mirian
Autor(es): Tavares, Mirian
Abstract: O surrealismo, como a arte do seu tempo, propõe uma nova estética, capaz de extrair o belo do absurdo e de instaurar o desvio para que daí surja, de fato, o real. Através da análise de algumas obras de David Lynch e dos livros Les champs magnétiques de Breton e Philippe Soupault e Poisson soluble, de Breton, irei mostrar a pertinência da designação surrealista para a obra do cineasta norte-americano. Lynch, como os surrealistas, constrói uma operação dialética entre o racional/irracional. Ao mesmo tempo em que opera no campo artístico em direção à irracionalidade absoluta, Lynch não nega a sua inserção na sociedade. Acredito que o realizador, como os surrealistas, tenha conseguido encontrar um equilíbrio entre as duas formas de se estar no mundo, racional/irracional, jogando com suas antíteses. O prazer do jogo surrealista consiste em ir até as profundezas do inconsciente e retornar com matéria suficiente para fazer uma obra de arte.
Palavras-chave: Surrealismo
David Lynch
André Breton
Editora / Evento / Instituição: USP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6687
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tavares, Mirian.pdf370,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.