Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6375
Tipo: Dissertação
Título: De volta às aulas: o cotidiano de professoras-estudantes do PROLE - história/UFBA (2004-2007)
Autor(es): Cunha, Andrea da Silva
Autor(es): Cunha, Andrea da Silva
Abstract: Esta dissertação analisa, a partir de uma perspectiva de gênero, a dinâmica particular das relações de trabalho, estudo e maternidade, bem como as repercussões físicas e psicossociais do conjunto dessas atividades, na vida profissional e no âmbito afetivofamiliar de professoras durante um curso de formação. É um estudo qualitativo, que utiliza a história de vida como escopo para mostrar o cotidiano das professoras-estudantes durante o curso, porém, em alguns momentos, dados quantitativos, ilustram e conferem visibilidade aos efeitos da prática formativa em serviço na vida desses profissionais. O foco principal foram as mudanças na relação das professoras com a família e, principalmente, a participação delas na administração da vida doméstica e na educação dos filhos. Considerou-se, também, o lugar dado à formação docente na legislação educacional, a partir do panorama histórico da educação no Brasil desde a chegada do primeiro governador-geral e, com ele, os primeiros professores jesuítas, até os nossos dias. Assim, tornou-se possível evidenciar, nesse trajeto, a entrada da mulher no mundo do trabalho, mais especificamente, no magistério, categoria profissional que representa a maior inserção feminina no mundo do trabalho.
Palavras-chave: gênero
profissionalização docente
formação continuada
feminização do magistério
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6375
Data do documento: 7-Ago-2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação final.pdf428,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.