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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação política e a Campanha Online 2.0 na Bahia em 2010: uma análise da atuação dos principais candidatos ao Governo do Estado no Twitter e Youtube
Autor(es): Reis, Lucas
Autor(es): Reis, Lucas
Abstract: Esta dissertação de mestrado analisa a atuação no Twitter e no YouTube das campanhas dos três principais candidatos ao governo da Bahia em 2010, buscando entender se houve de fato uma estratégia de ação que usou as possibilidades destes sites de redes sociais para a construção de uma forma inovadora de se fazer campanha eleitoral. Além disso, é avaliado se houve adequação técnica às especificidades de cada um destes sites e se seu uso está alinhado ao modelo de campanha pós-web. Neste percurso, são apresentados estudos sobre a relação entre os media de comunicação e campanhas eleitorais, bem como sobre a aplicação de técnicas de marketing à comunicação política, que conforma o chamado marketing político. Após esta revisão, se faz um aprofundamento temático que visa contextualizar este trabalho dentro dos estudos sobre a relação entre internet e política, de maneira geral, e sobre campanhas online, em particular. Aqui, são apresentados os seus diferentes estágios, chegando aos estudos sobre a influência da web 2.0, que criou novos espaços e ampliou o alcance das atuações online. A web 2.0 é definida e há uma segmentação para um dos serviços que a integram, os sites de redes sociais, onde esforços de campanhas eleitorais têm sido feitos, o que suscitou pesquisas específicas que são apresentadas e discutidas. Então, segue-se para a parte empírica do trabalho, considerando os aspectos levantados pela perspectiva de inovação, que aponta os benefícios democráticos que as campanhas online devem trazer, se comparadas com as campanhas tradicionais. Estes aspectos são avaliados através dos dados obtidos por uma grade de análise que é aplicada às publicações feitas pelos perfis oficiais dos candidatos no Twitter, e pelas atualizações dos perfis auxiliares criados por cada campanha. Esta mesma grade de análise é aplicada ao conteúdo dos vídeos postados nos canais oficiais do YouTube de cada uma das campanhas. De maneira complementar, são levantados critérios técnicos de atuação nestes sites, fazendo-se uma avaliação da adequação dos esforços dos candidatos analisados. Por fim, aspectos do modelo pós-web, como atuação integrada em diferentes plataformas e a distribuição de audiência de forma diluída entre estas plataformas formam outra grade de análise, aplicada aos hiperlinks publicados pelos candidatos e suas campanhas em seus perfis no Twitter. Desta forma, a pesquisa finaliza chegando a conclusão de que o uso dos sites de redes sociais por parte dos candidatos analisados foi amplo e sistemático, mas faltou integração entre os diferentes sites e uma diferenciação consistente da forma tradicional de se fazer campanhas eleitorais.
Palavras-chave: Internet na campanha eleitoral
Redes sociais on-line
Eleições - Bahia - 2010 - Estudo de casos
Twitter (Rede social on-line)
Youtube (Recurso eletrônico)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5966
Data do documento: 25-Mai-2012
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