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Tipo: Tese
Título: A construção do posicionamento discursivo no telejornalismo: um estudo comparativo das estratégias dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Record.
Autor(es): Sampaio, Adriano
Autor(es): Sampaio, Adriano
Abstract: Essa pesquisa tem como interesse analisar as estratégias discursivas, utilizadas pelos dois telejornais (Jornal Nacional e Jornal da Record) que ocupam, segundo o IBOPE, os dois primeiros lugares de audiência, líder e vice-líder respectivamene, no horário nobre da televisão brasileira. Para tanto, é analisado, comparativamene, o posicionamento discursivo desses dois programas televisivos concorrentes, identificando suas semelhanças e diferenças tendo como referência o dispositivo de enunciação (o lugar do enunciador e o lugar do co-enunciador) e o tipo de relação estabelecida entre cada um deles e o seu principal concorrente. Partindo da premissa que cada produto midiático tem como característica se diferenciar dos demais em um cenário de concorrência, o posicionamento discursivo se caracteriza como um processo que interfere na arena de disputa midiática. Com a finalidade de compreender essa arena de disputa, são lançadas duas indagações que servem como questões centrais para o trabalho. Quais são as estratégias enunciativas utilizadas pelo Jornal Nacional para imprimir o seu posicionamento discursivo e manter a liderança em virtude do cenário de concorrência, em especial, pela investida do Jornal da Record? Como o Jornal da Record consegue se identificar com o líder (o Jornal Nacional) e construir, ao mesmo tempo, um posicionamento discursivo diferente e que vem dando sinais de um certo êxito em relação ao seu principal concorrente? A análise dos telejornais tem como corpus as edições dos programas veiculadas no segundo semestre de 2007, momento de maior acirramento na disputa entre eles. A escolha desse período coincide com o período no qual a TV Record se consolida, segundo dados do IBOPE, como a segunda emissora aberta mais assistida no Brasil. A coleta do corpus ocorreu no horário nobre, entre 18 horas e 30 minutos às 21 horas, durante os meses de agosto a dezembro de 2007. A partir da utilização da metodologia "semana construída" foram registradas, em DVD, as edições do JN e do JR durante as mesmas semanas de exibição. São apresentadas, no final do trabalho, as forças e as fraquezas dos posicionamentos discursivos dos dois programas analisados, desenvolvendo uma avaliação do seu posicionamento discursivo. Para identificar essa situação de concorrência entre os dois principais telejornais das 20 horas brasileiros, tomamos como base teórica o domínio da análise do discurso.
Palavras-chave: Análise do discurso
Posicionamento discursivo
Televisão
Telejornal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5208
Data do documento: 22-Jan-2012
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