Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3413
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
Título(s) alternativo(s): Ciência & Educação (Bauru)
Autor(es): Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Autor(es): Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Abstract: Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
Chemistry education
Biology education
Relationship in classroom
Narratives
Conceptions
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3413
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v16n2a02.pdf159,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.